terça-feira, agosto 28, 2007

Fotografando Coisas Diferentes

.
.
.Foto: © Daniel De Granville, 2007



Em novembro passado eu postei aqui um texto sobre minhas experimentações fotográficas em estúdio, clicando alimentos. Pois agora voltei à carga, no primeiro trabalho local que estou desenvolvendo após me mudar para a região de São Paulo.

Fui convidado a preparar um ensaio com fotos de alimentos em preto e branco para serem expostas em um dos ambientes da Jundiaí Decor – evento de arquitetura, decoração e paisagismo onde vários profissionais da área recebem o “desafio” de revitalizar um imóvel antigo.

Estas imagens serão utilizadas para decorar a cozinha de uma residência tradicional da cidade, a cargo da arquiteta local Marcia Campos. A Jundiaí Decor 2007 acontecerá de 15 de setembro a 28 de outubro.



Foto: © Daniel De Granville, 2007




Foto: © Daniel De Granville, 2007
.
.
.

terça-feira, agosto 21, 2007

Pantanal: Galeria 2007

.
.
. "Venha visitar a gente!"
Foto: © Daniel De Granville, 2007


Está no ar a minha primeira galeria de fotos do Pantanal neste ano, após a nossa mudança para a região de São Paulo. As imagens foram tiradas em julho e agosto, o auge da estação seca na região. Bom proveito!

quinta-feira, agosto 09, 2007

Passarada por toda parte

.
.
. Arara-azul faz seu banquete de inverno no Pantanal
Foto: © Daniel De Granville, 2007



Inverno acabando, é hora da bicharada começar a se preparar para o período reprodutivo. Aves, mamíferos, répteis, anfíbios, insetos – enfim, a turma toda que estava meio escondida do frio – começa a dar as caras. De agora até os próximos meses a gente passa a ouvir e ver mais bichos nas matas, campos e cidades.

Na esteira deste “despertar coletivo”, duas reportagens publicadas em revistas brasileiras nas últimas semanas (ambas com fotos de minha autoria) falam sobre a fauna – mais especificamente sobre livros e aves.

A edição de julho da Revista Ciência e Cultura, publicada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), traz artigo sobre os guias de campo, livros utilizados para identificação de fauna e flora em áreas naturais. O texto é do colega de Labjor Murilo Alves Pereira. Já a Revista Globo Rural (Editora Globo) de agosto tem uma matéria especial de 10 páginas sobre observação de aves, assinada por Sérgio Túlio Caldas.

E, ainda falando das aves, colaborei com fotos em mais um material de divulgação, desta vez para o Avistar 2008 (a terceira edição do já consagrado Encontro Brasileiro de Observação de Aves). Na semana que vem, nosso amigo e idealizador do Avistar, Guto Carvalho, estará participando do Birdfair 2007, o mais importante evento de observação de aves do mundo! E viva os passarinhos...


"Tá olhando o quê?!"
(Sabiá Laranjeira no Pantanal)
Foto: © Daniel De Granville, 2007
.
.
.

quarta-feira, agosto 01, 2007

A Onça de 12 Metros!

.
.
. Layout inicial do painel criado pela Competence...
(Foto: © Daniel De Granville, 2007)



A Agência Competence (PR) acaba de criar e produzir para a Itaipu Binacional um outdoor em Foz do Iguaçu com uma foto minha da onça-pintada. O mega-painel, com 12 x 7 metros, faz parte do material de divulgação para o Refúgio Biológico Bela Vista. Portanto, se um dia você estiver passando passar por lá... Cuidado com a "minha" onça!


... e o resultado final do outdoor
instalado em avenida de Foz do Iguaçu (PR)
(Foto © Maikel Silva / Competence, 2007)



(Isto me fez pensar sobre a “guerra dos megapixels” travada no mercado de câmeras fotográficas digitais. Parece que há um certo exagero em se achar que depois de alguns meses a sua nova câmera de 6, 8 ou 10 megapixels se tornou “obsoleta”, como podem tentar te fazer acreditar... Obviamente, uma maior resolução permitirá impressões maiores com menos interpolação, e mais possibilidades de cortes na imagem, mas quanto isto realmente vale?)


* A foto da onça foi tirada com uma câmera Canon EOS 30D
e objetiva Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM *
.
.
.