quinta-feira, outubro 18, 2007

Nos Domínios de Oxóssi

.
.
.Concentração e Fé
Foto: © Daniel De Granville, 2007


Religião, educação ambiental e conservação se encontram na Serra do Japi, onde estamos desenvolvendo um trabalho de pesquisa para a pós-graduação em Jornalismo Científico. Escolhemos um tema interessante por ser controverso, aparentemente cheio de dúvidas e preconceitos: as oferendas deixadas por adeptos da Umbanda em áreas naturais (matas, rios e cachoeiras) e seus possíveis impactos sociais e ambientais.


No Ritmo da Mata
Foto: © Daniel De Granville, 2007


Na semana passada, durante dois dias acompanhamos os trabalhos de um dos grupos de Umbanda da região para colher informações, imagens e depoimentos. Dentro de algumas semanas o estudo deve estar finalizado, e seus resultados serão divulgados aqui no FotogramaBlog. Aguarde!


Devoção
Foto: © Daniel De Granville, 2007

.
.
.

quinta-feira, outubro 11, 2007

Som, Imagem e Biodiversidade

.
.
.Uma das imagens em exposição
no SESC Pinheiros até o final do mês

Foto: © Daniel De Granville, 2007



Neste mês de outubro estarei apresentando uma exposição fotográfica e uma oficina no SESC Pinheiros, em São Paulo. Ambas de graça!

A exposição digital consiste de 32 fotografias de minha autoria mostrando animais brasileiros, e ficará no ar entre os dias 05 e 31 na sala de Internet Livre do SESC Pinheiros.

A oficina, denominada “Som, Imagem e Biodiversidade: técnicas e equipamentos para apreciação de ambientes naturais”, acontece nos dias 24, 27 e 31. No dia 24 (quarta-feira) à noite será feita uma apresentação teórica e prática; na manhã do dia 27 (sábado) vamos atrás dos bichos no Campus da USP e na próxima quarta (31) à noite encerramos a oficina com análise sobre o que produzimos na saída de campo.

As inscrições - gratuitas! - devem ser feitas pessoalmente no balcão Internet Livre do Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195 – São Paulo) ou pelo telefone (11) 3095.9492 – este é também o número para maiores informações.

Espero te ver por lá!


Gravação de sons naturais será um dos temas
em destaque durante a oficina

Foto: © Tietta Pivatto, 2005
.
.
.

quinta-feira, outubro 04, 2007

Amigos da Onça

.
.
.Pesquisadora do Projeto Arara Azul
examina filhote com 40 dias de vida.
Foto: © Daniel De Granville, 2007



Eu vi um tamanduá-bandeira – aliás, um não: três. E vi ariranhas. E bugios. Além de tatus, lobinhos, quatis, queixadas, catetos, macacos-prego, cotias, veados, cervos, capivaras, antas, tapetis, morcegos, tamanduá-mirim... E não foi no zoológico, mas sim na melhor área do Brasil para se observar animais silvestres em seus ambientes naturais.

Nos últimos dias estive no Pantanal com clientes que se destacam pelo trabalho em entidades internacionais de conservação ambiental. Como praticamente todos visitantes que vão à região, eles ficaram fascinados com a diversidade de fauna que encontramos. Em menos de 3 dias, sem fazer muitos esforços, vimos 18 espécies de mamíferos, mais de 100 espécies de aves e várias centenas de jacarés. Passando pela região de Bonito, arrematamos a lista com os peixes do Rio da Prata.

O sol tenta aparecer em meio à densa fumaça
Foto: © Daniel De Granville, 2007


Tudo ótimo, não fossem as queimadas... Já tinha falado sobre elas há alguns dias aqui no FotogramaBlog, mas agora pude conferir pessoalmente. O sol nasce e se põe parecendo uma fraca bola de fogo, escondido pela cortina de fumaça (expressão que, neste caso, ganha um assustador duplo sentido). Aliás, QUASE nasce e se põe, pois quando está perto do horizonte já desaparece atrás da névoa de biodiversidade torrada. É muito ruim a sensação de acordar no meio da madrugada com um forte cheiro de fumaça dentro do seu quarto!

Mas para encerrar este texto com uma mensagem otimista, vale destacar a ótima experiência que tivemos ao visitar os projetos de conservação de fauna cujas bases ficam no Refúgio Ecológico Caiman: O Projeto Arara Azul, responsável por pesquisar o maior psitacídeo do mundo, e o Projeto Onça Pintada, que desenvolve estudos com o animal mais fascinante da nossa fauna!


Família de queixadas busca as últimos áreas onde ainda tem água
Foto: © Daniel De Granville, 2007

.
.
.