terça-feira, novembro 27, 2007

Nova Galeria: Ecos de Aruanda

.
.
.Foto: © Daniel De Granville, 2007


Tem foto nova no Fotograma! A Galeria do Mês de novembro/2007 traz um ensaio em sépia com fotografias realizadas durante as gravações do nosso documentário "Ecos de Aruanda", sobre religião e conservação ambiental.

Para ver as imagens, clique no box "GALERIA DO MÊS", localizado na coluna da direita da página principal do Fotograma. Caso tenha alguma dificuldade, por favor tente este link alternativo.
.
.
.

quarta-feira, novembro 14, 2007

Saudades da Guavira...

.
.
.Flor da guavira, planta da família das mirtáceas
Foto: © Daniel De Granville, 2003


Um aspecto especial da nossa flora é a diversidade e abundância de frutos comestíveis, que de forma semelhante aos sotaques podem ser características marcantes de determinadas regiões. Assim é com a uma saborosa frutinha nativa do centro-oeste da qual já falei em outras ocasiões: a guavira, parente das conhecidas goiabas, pitangas e jabuticabas. Não faltam provas de como esta planta é importante na cultura de Mato Grosso do Sul: devidamente homenageada pela violeira Helena Meirelles em seu CD “Flor da Guavira”, agora aproxima-se o Festival da Guavira, tradicional evento de resgate cultural realizado anualmente em Bonito e que celebra uma das plantas mais conhecidas da região.


A violeira Helena Meirelles (1924-2005)
Foto: © Daniel De Granville, 2000


Porém, segundo a Lista da Flora Ameaçada de Extinção com ocorrência no Brasil, da União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN), algumas espécies de guavira podem desaparecer se não forem adotadas medidas urgentes de manejo. É importante ressaltar que a utilização desta planta nos moldes tradicionais não pode ser considerada como atividade sustentável. Afinal, os frutos são colhidos em grandes quantidades e não há preocupação em replantar as sementes, além do volume consumido pelo gado e da limpeza de campos (ambiente preferencial da guavira) para implantação de pastagens não-nativas. Conseqüentemente, há risco de que em médio prazo os estoques naturais deste fruto se esgotem, caso não sejam desenvolvidos trabalhos de conscientização e replantio de mudas.

Fica a sugestão de que o tema seja mais debatido em eventos como este, garantindo que a guavira propicie motivos para futuros festivais e muita inspiração a artistas como nossa falecida violeira.


Guaviras frescas e prontas para serem devoradas!
Foto: © Daniel De Granville, 2004

.
.
.

sexta-feira, novembro 02, 2007

Aranhas no Jardim

.
.
.Aranha-armadeira se irrita durante passeio no jardim de casa...
Foto: © Daniel De Granville, 2007




Em oficinas que temos ministrado sobre fotografia e observação de natureza, como as realizadas no Avistar 2007 e no SESC Pinheiros, sempre gosto de comentar como os assuntos que queremos fotografar podem estar mais perto do que pensamos. Tive mais duas boas experiências práticas nesta semana.

No jardim de casa temos algumas aves, como este beija-flor-tesoura, que aos poucos se habituaram a freqüentar os bebedouros colocados na varanda. Cada dia que passa percebo o quanto estão tolerando minha aproximação cuidadosa, sem se importar tanto com minhas lentes como antes. Daqui pode-se tirar uma primeira lição: ao contrário do que podemos imaginar, locais onde há mais gente – próximo a sedes de fazendas, trilhas turísticas, casas e pousadas – fotografar aves e outros animais pode ser mais fácil do que em localidades remotas e pouco visitadas. Ou seja, nem sempre aquele lugarzinho especial, onde quase ninguém vai, lhe oferece as melhores oportunidades para fotografar fauna, pois os bichos tendem a ser mais arredios.

O outro aprendizado vem da aranha-armadeira que apareceu no mesmo jardim dois dias atrás. Um olhar atento a pequenos detalhes, mesmo em um lugar onde você passa todo dia, é fundamental para encontrar ótimos temas a fotografar – além de ajudá-lo a evitar uma dolorida picada...


Beija-flor-tesoura mostra a língua pro fotógrafo
Foto: © Daniel De Granville, 2007

.
.
.