quinta-feira, dezembro 20, 2007

A última Galeria do ano!

.
.
.


A última Galeria de 2007 é composta por 10 fotos que fiz este mês em dois Parques Estaduais paulistas: a Ilha do Cardoso e a Fazenda Intervales, onde desenvolvi meu bacharelado com morcegos em 1991.

Para ver as imagens, clique no box "GALERIA DO MÊS", localizado na coluna da direita da página principal do Fotograma. Caso tenha alguma dificuldade, por favor tente este link alternativo.


Feliz Ano Novo!.
.
.

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Um grande fotógrafo se foi...

.
.
.Fritz Pölking (1936-2007) em ação no Pantanal
Foto: © Daniel De Granville, 1997


Na semana passada recebi a triste notícia sobre o falecimento do excelente fotógrafo de natureza Fritz Pölking, com quem tive o imenso prazer e privilégio de trabalhar quando ainda dava meus primeiros passos na fotografia, 10 anos atrás. Em 1997, o alemão Pölking passou uma temporada no Refúgio Ecológico Caiman (Pantanal de MS) produzindo imagens para seu acervo. Eu o acompanhei como guia e também pude fazer fotos, algumas das quais utilizando suas lentes.

Jacaré com filhotes, imagem feita durante
meu trabalho com Fritz Pölking
Foto: © Daniel De Granville, 1997


Os dias com o Sr. Pölking tiveram grande influência na minha escolha profissional e na maneira como fotografo hoje em dia, portanto sou muito grato a ele e tenho certeza de que seu talentoso legado será por muito tempo uma referência para a fotografia de natureza. Melhor do que palavras, suas imagens podem explicar melhor o que quero dizer.


Recado do Sr. Pölking...
.
.
.

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Do Leste ao Oeste ao Leste

.
.
. Restinga florida na Ilha do Cardoso (SP),
com seus picos cobertos de Mata Atlântica ao fundo
Foto: © Daniel De Granville, 2007


Acabo de voltar de mais uma temporada em campo, após cruzar o Brasil de leste a oeste e depois mais para o leste ainda, encerrando o ano da mesma forma que comecei: no mato!

Já que a passarada está toda querendo se mostrar, outubro e novembro foram meses de workshops sobre observação, fotografia e gravação de vida silvestre. Primeiro foi a oficina gratuita “Som, Imagem e Biodiversidade” que ministramos no SESC-SP, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e utilizar em campo equipamentos e técnicas para apreciação de ambientes naturais. A seguir fomos até Corumbá (MS), na divisa com a Bolívia, fazer atividade com os funcionários da Mineradora Rio Tinto Brasil, que todo ano promove uma saída para contemplação de natureza na Estrada Parque Pantanal com apoio da Birdlife International.

Voando da fronteira para o litoral, como em uma improvável rota migratória, passei a última semana no Parque Estadual da Ilha do Cardoso com alunos de uma escola paulistana, auxiliando seus estudos e pesquisas ambientais. Entre tantas coisas interessantes, por lá encontramos as belas paisagens da restinga e uma família de quero-queros que ilustram este texto. O resultado fotográfico foi tão interessante que em breve teremos a última galeria de 2007 no Fotograma – aguardem!


Filhotes de quero-quero saem em passeio
sob o olhar atento de um dos pais
Foto: © Daniel De Granville, 2007

.
.
.