terça-feira, fevereiro 26, 2008

"Sangue de Fotógrafo", Parte II

.
.
."Matinal"
Foto: © Eudóxio Marques Manço
Início da década de 1950 (data estimada)


Dando seqüência às histórias sobre meu avô fotógrafo, hoje apresento no FotogramaBlog uma imagem de sua autoria. Para contar a história da foto, um relato feito por meu pai (que achou e digitalizou a imagem):

"A cópia só traz o título ‘Matinal’, sem dados técnicos dos ajustes usados. Com certeza era negativo 6x9 e tirada no início dos anos 50 no Bosque Municipal de Ribeirão Preto. Lembro-me que meu pai foi vários dias seguidos até conseguir a tomada que lhe agradou. Estou quase certo
de que a poeira provocada pela vassoura contribuiu para realçar os raios solares (vaga lembrança deste relato)".


A foto foi feita com uma câmera médio formato alemã Zeiss Super Ikonta C, que com um rolo de filme 120 gerava 8 negativos 6x9 cm (com a opção de duplicar a capacidade do rolo utilizando um adaptador para o formato 6x4,5 cm).


Câmera Zeiss Super Ikonta C
Foto: Reprodução

.
.
.

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Luar do Sertão

.
.
. Serra do Japi, 2h30 da madrugada
Foto: © Daniel De Granville, 2008


Em mais de uma ocasião eu postei aqui no FotogramaBlog fotos de cenas surpreendentes flagradas na minha varanda, mostrando a Serra do Japi. A mais recente foi uma imagem do pôr do sol que fiz semana passada após um dia chuvoso. E quando eu achava que já haviam se esgotado as possibilidades de novas e surpreendentes imagens sem precisar colocar o pé pra fora de casa, acontece outro destes momentos quase mágicos (que serão o tema da próxima Galeria do Mês do Fotograma, em março).

Foi neste sábado, um dia que começou ensolarado mas terminou com uma tempestade de vento e 30 mm de chuva em pouco mais de meia hora – como se cada pedaço de 1 x 1 metro (1 m²) tivesse recebido 30 litros de água, praticamente 1 litro por minuto de chuva!

Eram quase 7 da noite quando a eletricidade acabou e o telefone ficou mudo. E eu, com 2 DVDs na mão, esperando a energia elétrica se restabelecer para assistir os filmes, o que só foi efetivamente acontecer por volta das 23 horas... Mas não poderia ter sido melhor: pouco depois, por volta de duas da madrugada, fui brindado com este luar iluminando a névoa no sopé das montanhas. Se não fosse pela falta de eletricidade, eu provavelmente teria perdido todo o espétáculo...

Após a chuva, vem...
Foto: © Daniel De Granville, 2008.
.
.

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Fotografia de Natureza: "Fine Art"?

.
.
.Leve a Serra do Japi para a sua sala de estar!
Foto: © Daniel De Granville, 2008


A revista "fashion" Vogue Brasil deste mês traz uma matéria intitulada “Décor Ecológico”, para a qual eu fui entrevistado, sobre a tendência do uso de fotografias de natureza na decoração de ambientes internos. Realmente era uma possibilidade sobre a qual eu nem pensava, mas ultimamente tenho mesmo notado a mudança nos conceitos de "arte" neste segmento da fotografia.

A experiência mais concreta que tive recentemente foi o convite que recebi para realizar um ensaio fotográfico com frutas e legumes, cujos resultados foram utilizados em uma recente mostra de arquitetura e decoração. Ainda que não sejam exatamente imagens de natureza, é bem mais próximo disto do que eu estava acostumado a ver até então nas paredes de sofisticados ambientes internos.


Ambiente interno decorado com minhas fotografias
(da série P&B "Tomates")
Foto: © Daniel De Granville, 2007


Minha opinião sobre isto? Replico aqui o que eu disse para a jornalista repsonsável pela matéria: acho ótimo que imagens da natureza brasileira estejam sendo cada vez mais apreciadas pelos brasileiros como peças de decoração, pois isto ajuda a valorizar nossa riqueza natural e conscientizar as pessoas sobre a importância de se preservar aquele pássaro ou aquela flor que tornam a sala de casa mais bonita.
.
.
.

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Gatos!

.
..
."Essa eu recomendo!"
Foto: © Daniel De Granville, 2008


A primeira Galeria de 2008 do Fotograma é especialmente dedicada a quem gosta destes felinos (quase) domésticos: uma seleção com 18 fotos de gatos.

Enquanto aprecia as fotos, você pode ouvir a canção “When Cats Take Over The World" , da compositora Jamie Anderson, ou relembrar a música “História de Uma Gata” (1977) dos Saltimbancos. Divirta-se!


Para ver as imagens, clique no box "GALERIA DO MÊS", localizado na coluna da direita da página principal do Fotograma. Caso tenha alguma dificuldade, por favor tente este link alternativo.
.
.
.