quarta-feira, outubro 29, 2008

Meu Segundo Livro!

.
.
.Corredor de vegetação que conecta o
Reservatório de Itaipu ao Parque Nacional do Iguaçu,
imagem que faz parte do livro
Foto: © Daniel De Granville, 2007


Acaba de ser lançado o livro “Água Boa: a natureza em Itaipu depois de Sete Quedas”, com 145 fotos de minha autoria, resultado das duas viagens que fiz ao Paraná em 2007 contratado pela Itaipu Binacional. Depois do Guia de Campo de Bonito, de 2005, este é meu segundo livro como fotógrafo.

Com texto do prestigiado jornalista ambiental Marcos Sá Corrêa, editor da revista Piauí e do site O Eco, a publicação conta histórias sobre as ações ambientais e de personagens que vivenciaram a formação do Reservatório de Itaipu no início dos anos 1980, após a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Capa do livro


Entre elas está a Operação Mymba-Kuera ou “pega-bicho”, quando parte dos animais que vivam na área a ser inundada pelo reservatório foram resgatados, e a “Tekohá Añetete”, sobre os povos indígenas da região.

Por enquanto o livro não está disponível para venda, assim que tiver novidades eu posto maiores detalhes.


Cataratas do Iguaçu (PR)
Foto: © Daniel De Granville, 2007

.
.
.

quinta-feira, outubro 16, 2008

Aprendendo a Observar

.
.
.Curioso com o fotógrafo, um canário-da-terra
dá um intervalo no preparo de seu ninho
para a Primavera
Foto: © Daniel De Granville, 2008


Após uma pequena pausa, é hora de voltar ao Mato Grosso do Sul. Mais uma vez, por razões bem bacanas.

No final de semana, a exemplo do ano passado, vamos fazer uma apresentação sobre observação de aves para os funcionários da MCR (Mineradora do Grupo Rio Tinto) em Corumbá, seguida de uma saída para “passarinhar” pelo Pantanal. Meu tema de destaque nas atividades serão as paisagens sonoras. A atividade é feita em parceria com a BirdLife International, organização internacional dedicada à conservação das aves.


Curiosos com o fotógrafo, um grupo de observadores de aves
dá um intervalo na atividade para sair bem na foto :-)
Foto: © Daniel De Granville, 2008


De lá seguiremos direto para Bonito, onde dos dias 20 a 26 ministraremos o Curso de Observação de Aves para os guias locais e outros interessados. A procura foi tão grande que tivemos de fazer um processo seletivo! O curso está sendo viabilizado por mais de 20 instituições locais, regionais e nacionais.

Mais notícias ao longo da semana.
.
.
.

quarta-feira, outubro 08, 2008

Brasil: Medalha de Prata em Aves!

.
.
.Jandaia-estrela, uma das 1.822 espécies de
aves presentes no Brasil
Foto: © Daniel De Granville, 2008


O final de semana que passou foi especialmente importante para os bichos. Começou em 4 de outubro (sábado), Dia Mundial dos Animais e também dia de São Francisco de Assis, o santo católico considerado patrono da bicharada.

Comemoramos a data participando do Dia da Observação de Aves, promovido pelo Centro de Estudos Ornitológicos (CEO) em homenagem antecipada ao Dia da Ave, celebrado em 5 de outubro. Apesar do tempo chuvoso e frio, não muito promissor para a atividade, saímos cedo para realizar observações na Serra do Japi e no final do dia totalizamos 75 espécies encontradas. Sem muito esforço e com clima desfavorável!

Domingo, dia de eleições municipais, duas grandes novidades confirmaram definitivamente este como “o fim de semana dos bichos”. Primeiro, a notícia de que o Brasil não ocupa mais a terceira posição mundial em número de espécies de aves. Nesta data o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CRBO) lançou a sétima Lista de Aves do Brasil, com 1822 espécies, o que nos coloca à frente do Peru e atrás apenas da Colômbia. Agora somos vice-campeões mundiais em diversidade de aves!

Falando em vice-campeonato, aqui em Jundiaí o candidato a vereador que obteve a segunda maior votação elegeu-se com uma campanha calcada essencialmente na defesa dos animais domésticos e silvestres: o novato “Leandro do Bicho Legal”, do Partido Verde (PV), obteve 3.630 votos. Bom para a cidade, bom para a bicharada, esperamos.

Bicho Legal!
Foto: © Daniel De Granville, 2004

.
.
.