sexta-feira, janeiro 30, 2009

Ecoturismo e Voluntariado

.
.
."Sorria, você está na Chapada!"
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Pela segunda vez desde que o roteiro foi criado (a primeira foi em janeiro de 2007), acabo de voltar da viagem de campo com alunos do Austin College (EUA) para a sua disciplina curricular “Ecossistemas Brasileiros”.

Passamos quase 3 semanas visitando o Cerrado da Chapada dos Veadeiros (GO), a Mata Atlântica do Vale do Ribeira e do Lagamar (SP) e a cidade de São Paulo. Além de nos aprofundarmos nas características de cada ambiente, na Chapada dos Veadeiros desenvolvemos um trabalho de cunho socioambiental com alunos da Escola do Sertão de Alto Paraíso, onde foram criados cartazes em inglês para orientação aos visitantes do Parque Nacional. Um trabalho relativamente simples, mas cujos resultados são de extrema importância para garantir informação e segurança ao público estrangeiro que cada vez mais procura a região.

Entre outras entidades, a iniciativa foi idealizada e apoiada pela direção do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, pela Ambiental Expedições e pela Travessia Ecoturismo.

Minha primeira Galeria do Mês deste ano do contém uma seleção das melhores imagens que capturei durante estes trabalhos com os estudantes.

Para ver as imagens, clique no box "GALERIA DO MÊS", localizado na coluna da direita da página principal do Fotograma. Caso tenha alguma dificuldade, por favor tente este link alternativo.


Uma cigarra tem o corpo tomado por fungos
na Mata Atlântica de São Paulo.
Foto: © Daniel De Granville, 2009

.
.
.

sábado, janeiro 03, 2009

Aranhas no Jardim: Parte 4

.
.
.Esta aranha usa sua teia para montar uma espécie de tenda
sob a folha, onde fica abrigada juntamente com sua ooteca.
Foto: © Daniel De Granville, 2009


As partes 1, 2 e 3 desta história aconteceram há alguns meses na Serra do Japi (SP), onde morava até recentemente.

Desta vez os dois flagrantes foram feitos no mesmo dia na nossa nova moradia em Bonito (MS), sendo um efetivamente no jardim e o outro dentro da casa. Estas são minhas primeiras fotos de 2009!


Esta outra acaba de providenciar
seu jantar na sala de casa!
Foto: © Daniel De Granville, 2009

.
.
.