segunda-feira, agosto 31, 2009

Meu Primeiro Livro de Ecologia :-)

.
.
(Dedicado à Camélia!)
.
.Zé Colmeia fazendo discurso ambiental
© 1977 Hanna-Barbera / Editora Abril


Esses dias estava na casa de meus pais dando aquela clássica fuçada nas prateleiras de livros, alguns velhos e outros muito velhos. Atlas geográfico da década de 1930, álbum de 1942 sobre índios do Brasil... e no meio deles o Manual do Zé Colmeia (curiosamente grafado assim mesmo, sem o acento no ditongo, já em conformidade com o acordo ortográfico que chegaria 32 anos mais tarde). Se você é bom de fazer contas, já entendeu que o tal manual é de 1977.

Falando de coisas como biomas do planeta, animais e plantas destes ambientes, jogos, lendas com bichos, fitoterapia e até dicas sobre como fotografar a floresta, acredito que tenha sido meu primeiro contato com esses assuntos que até hoje fazem parte do meu dia-a-dia. Eu nem me lembrava mais dele, mas acredito mesmo que tenha sido influenciado por seu conteúdo.

Nosso urso pagando de fotógrafo!
© 1977 Hanna-Barbera / Editora Abril

Um exemplo? Na página 156, Zé diz que “saber fotografar significa saber ver o mundo que nos cerca, saber escolher um assunto, saber aproveitar a luz mais apropriada e o melhor enquadramento, o que não é nada fácil. A imaginação é muito importante na fotografia, e não só para tirar fotografias bonitas e originais. É que, às vezes, é preciso improvisar”. Alguém ousaria questionar essas sábias palavras?!

O livro termina assim, com uma mensagem do amigo urso: “quero apenas dar um recado, que tanto serve para nós como para as pessoas que lerem o nosso manual. Nós aprendemos juntos muitas coisas: ambiente, ecologia, fotossíntese, etc. Aprendemos também muitas coisas divertidas, muitos jogos e muitas curiosidades. O mais importante, porém, é que aprendemos como amar a natureza. Agora, é importante que isso não fique só aqui, no manual. Você tem que levar o que aprendeu para a sua vida, cuidando bem do verde. Chame os seus amiguinhos e junte-se a mim na Campanha pela Preservação da Natureza. Todos nós só teremos a ganhar com isso!”. Acho que eu entendi bem seu recado desde a primeira vez que o li, Zé Colmeia.

Clique aqui para comprar o Manual do Zé Colmeia pela internet!

"Repita comigo, seu urso: o sobrenome do seu primo
se escreve 'Colmeia' e não 'Colméééééééia'!"
Foto: © Daniel De Granville, 2008

.
.
.

quinta-feira, agosto 27, 2009

Meu Vizinho é um Parque Nacional

.
.
.Fotografe um, leve dois!
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Ser vizinho de um Parque Nacional é algo que me fascinava desde quando comecei a me interessar pela natureza como opção profissional. Ontem tive a sensação de que este sonho está mais próximo.

Eu e Tietta fomos convidados pelo canal de TV ESPN Brasil para participarmos como personagens de um dos programas da série Caravana do Esporte e da Música, promovida pela emissora em parceria com o Unicef, que este mês passou pela vizinha Bodoquena. Entre outros assuntos, falamos sobre observação de aves, a importância em se conhecer e valorizar nossa biodiversidade, uso público de áreas naturais e também sobre tecnoreciclagem, com direito a exemplos práticos!


Equipe da ESPN preparando-se para nos entrevistar
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Apesar de não ter sido uma saída com objetivos fotográficos (minha ideia era levar o equipamento apenas para ajudar na apresentação da tecnoreciclagem), como sempre demos de cara com cenas especiais – neste caso, um tamanduá-bandeira sozinho e mais duas mães com seus filhotes nas costas. Já valeu o dia...

O local escolhido para as gravações foi o Parque Nacional da Serra da Bodoquena – que faz aniversário daqui a alguns dias – e para chegar lá acompanhamos seu atual chefe, o engenheiro agrônomo e analista ambiental do ICMBio Fernando Villela. Criado há quase nove anos, em 21 de setembro de 2000, o PNSB ainda não está aberto à visitação turística, que deverá começar a ser viabilizada quando da conclusão de seu plano de manejo. Dos aproximadamente 76.000 hectares, cerca de 16% já foram adquiridos e pagos, pertencendo oficialmente à união.

Portanto, fique ligado: o episódio do programa com as cenas da Caravana e nossas entrevistas vai ao ar no dia 20 de setembro (domingo), às 19h30 (horário de Brasília), na ESPN Brasil (canal 70/NET ou 30/SKY).

Sapeando...
Foto: © Daniel De Granville, 2009

.
.
.

segunda-feira, agosto 10, 2009

O Pantanal é o Cara!

.
.
.Tamanduá-mirim dando um passeio
pelo Pantanal com seu filhote
Foto: © Daniel De Granville, 2009


“Tem um tamanduá-mirim com filhote na frente da pousada!”, disse o nosso guia interrompendo a apresentação de slides que uma de nossas clientes, fotógrafa profissional, fazia para o grupo. Ninguém ficou incomodado com a intervenção – afinal, os slides sempre poderiam ser retomados depois. Já tamanduá com filhote...

Saímos no jardim e lá estavam eles, demonstrando muito menos preocupação do que poderia se supor de um bicho que de repente se vê rodeado por uma horda de câmeras e flashes. Todos fizeram suas fotos e decidiram voltar para a sala - menos eu, Kelly, Mariana, Mike e nosso guia Fabiano, ainda fascinados com a cena rara. Todos satisfeitos, decidimos deixar os bichinhos irem embora em paz. Mal sabíamos o que estava por vir...

Depois deles terem se afastado uns 30 metros, chega um lobinho pra lá de curioso demonstrando um interesse excessivo naquela dupla de comedores de formigas. Entendemos no ato o que estava acontecendo: o filhotinho, que mais parecia um bicho de pelúcia, estava prestes a virar jantar. Deixamos nosso purismo biológico de lado e decidimos que era necessário interferir na cena: andamos em direção ao trio, espantando o lobinho, e fomos acompanhar os tamanduás até a árvore mais próxima, onde estariam a salvo. E foi assim que mamãe tamanduá ganhou uma escolta humana pelos próximos 200 metros e 10 minutos até chegar em local seguro. Sinto muito, Seu Lobinho, mas esta noite o Sr. vai ter que buscar outra coisa pra comer. Missão cumprida, de volta aos slides da Kelly!

O lobinho bonzinho quase teve sua noite de lobo-mau!
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Não conheço nenhum local onde cenas assim sejam tão possíveis e quase corriqueiras. O fato só veio reforçar a constatação que eu tive há alguns dias: de que o Pantanal é para mim o melhor lugar para se ver e fotografar vida selvagem, natureza, paisagens, cultura regional e muitas outras coisas. Cada vez mais eu entendo que este foi o principal motivo que nos levou à decisão de voltar a morar na região após quase dois anos em São Paulo.

Quer conferir? Então seja bem-vindo à nova Galeria do Mês do Fotograma, com uma seleção de 20 imagens que fiz durante esses meses de inverno em três biomas brasileiros onde estive: Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Para ver as imagens, clique aqui e escolha a galeria 08.2009. Caso tenha alguma dificuldade, por favor tente este link alternativo. Boa viagem!


Outro tamanduá, desta vez o bandeira,
troca umas ideias com a seriema!
Foto: © Daniel De Granville, 2009

.
.
.