domingo, maio 30, 2010

Três Semanas, Três Biomas,
Três Águas

.
.Sempre-viva, planta típica do Cerrado,
no Parque Estadual dos Pirineus (GO).
Foto: © Daniel De Granville, 2010


Acabo de retornar da viagem que começou em dois de maio no Rio de Janeiro e seguiu pelo Piauí, Distrito Federal e Goiás. Foram 14 voos, 19 horas de ônibus, 4 horas de barco, algumas centenas de quilômetros de carro e várias caminhadas em trilhas. Nestes 25 dias de campo observei e fotografei um pouco de tudo, desde coisas maravilhosas até cenas que ninguém gosta de presenciar – mas que necessitam ser vistas.

Final de tarde incrível observando
a revoada dos andorinhões no
Parque Nacional da Serra da Capivara (PI).
Foto: © Daniel De Granville, 2010


Na Baía de Guanabara, por exemplo, visitamos manguezais poluídos de onde um grupo de pescadores chega a retirar 8 toneladas diárias de dejetos, entre sacos plásticos, pneus, sofás, geladeiras, peças de carros, cachorros mortos, caixões e, às vezes, defuntos humanos. No sertão do Piauí, presenciei a realidade de quem consegue produzir criativamente e sobreviver em uma região onde nosso bem mais precioso – a água – é escassa. No Cerrado goiano, acompanhei projetos de recuperação de nascentes degradadas em assentamentos rurais que antes eram monocultura de cana-de-açúcar ou de braquiária para pastagem.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ)
visto a partir da Baía de Guanabara.
Foto: © Daniel De Granville, 2010


Foi possível constatar pelo menos duas coisas em comum entre as experiências que vivi pela Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado: a quantidade de belezas naturais pouco conhecidas que ainda existem para apreciarmos no Brasil, e a presença de muita gente de boa vontade que luta contra as adversidades e se dedica a melhorar a qualidade do ambiente, das águas e da vida em nosso país.

O sol se põe no Cerrado do
Parque Estadual dos Pirineus (GO).
Foto: © Daniel De Granville, 2010


Escolhi para postar aqui no blog duas fotos prediletas que fiz em cada um dos biomas que visitei. Não pude incluir todas as imagens que gostaria, já que muito do material tem restrições contratuais e só poderá ser publicado quando o projeto para o qual estou trabalhando estiver em fase de conclusão.

A Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (RJ)
vem sofrendo com a pressão sobre seus recursos naturais.
Foto: © Daniel De Granville, 2010


Esta semana faço uma pausa para recarregar as energias, colocar o escritório em dia, inaugurar uma exposição fotográfica na Feira Ambiental e Social de Bonito, lançar a coleção de 10 marcadores de livros com minhas fotos no mesmo evento e enviar alguns equipamentos fotográficos para conserto em São Paulo. Daí parto para a segunda etapa das viagens, desta vez cobrindo as regiões Norte e Nordeste, começando por Belém. Até mais!

O simpático Mocó, espécie de roedor
que só existe na Caatinga.
Foto: © Daniel De Granville, 2010

.
.
.

sábado, maio 01, 2010

Rio de Janeiro Alemanha Onça Cobra:
tudo ao mesmo tempo agora

Hoje a postagem é "3 em 1", pra compensar o fato de que agora vai demorar uns dias para eu conseguir escrever novamente.

Amanhã é Bonito - Corumbá - Campo
Grande - Maringá - Londrina - Curitiba...
e finalmente Rio de Janeiro!
Foto: © Daniel De Granville, 2009

1) Estou embarcando para o Rio de Janeiro, em um trabalho para a Petrobras que está sendo realizado pelo Canal Azul TV. Durante os próximos três meses, vamos produzir 36 vídeos sobre os trabalhos socioambientais do Programa Petrobras Ambiental. O material será disponibilizado em um site dentro do Canal Azul, do qual agora sou colaborador. Junto com o amigo e colega José Sabino, serei o responsável pelas fotografias, entrevistas, produção em campo e textos que acompanharão cada um dos vídeos. O Rio é só o começo: ainda temos São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Amazonas, Pará, Santa Catarina e Minas Gerais pela frente. E, no meio, uma ida ao Piauí com a Ambiental Expedições. Aguarde notícias e fotos.

A primeira onça a gente nunca esquece!
Foto: © Daniel De Granville, 2003

2) A edição mais recente (maio 2010) da Geo Saison, principal revista de viagens e turismo da Alemanha, traz uma matéria sobre o Pantanal e um especial sobre onças-pintadas. A fotografia acima (que saiu na página 115) é minha, tirada no Rio Cuiabá em 2003 - foi a primeira onça-pintada que eu e Tietta vimos na natureza! Clique aqui e saiba mais.


Assista o nascimento das 9 falsas-corais!
Fotos e arte: © Daniel De Granville, 2003-2010

3) Dois anos atrás, contei aqui a história de um ninho de cobras que acompanhei e fotografei durante uma semana quando morava na Serra do Japi (SP). Finalmente consegui converter as mais de mil fotos para um videoclipe no estilo “time lapse”, onde você pode assistir a uma espécie de filme mostrando as cobrinhas nascendo (clique acima ou aqui para assistir).

Em breve, novas histórias de algum canto do Brasil. Até mais :-)
.
.
.