terça-feira, junho 14, 2011

A Luz e o Sabor do Inverno

.
.
Secando a massa ao sol antes de cortar.
Foto: © Daniel De Granville, 2011

Pelo menos por enquanto, estou conseguindo fazer uma pausa na sequência de viagens de trabalho que, nos primeiros meses deste ano, me levaram para São Paulo (quatro vezes), Pantanal (três vezes) Terra do Fogo (duas vezes) e Amazônia. Agora é tempo de retomar as rotinas de escritório e escrever todos os textos jornalísticos, materiais didáticos e um capítulo de livro que estavam só esperando o meu retorno...

Mão na massa - literalmente...
Foto: © Daniel De Granville, 2011


Claro que o ritmo das fotos dá uma diminuída, mas parar é impossível. Exemplo: domingo conseguimos dar uma pausa e fomos fazer uma macarronada com massa caseira na chácara de um casal de amigos. Como sempre, levei a câmera junto, só pra garantir, caso aparecesse algum bicho interessante. Não surgiu nada do tipo, mas tinha a linda e tentadora luz do nosso inverno, que me chamou a atenção enquanto preparávamos a comida.

Dando mais sabor ao molho de tomate.
Foto: © Daniel De Granville, 2011

Lembrei-me de várias coisas, como duas postagens aqui do blog onde eu falava sobre “fotógrafo nunca tirar folga” e “fotografia de alimentos”. Lembrei também da maravilha que foi fotografar os leões-marinhos do Canal de Beagle (Ushuaia) às dez da manhã com uma luz dourada de início de dia.

Pronto pra comer!
Foto: © Daniel De Granville, 2011

Lembrei de tudo isto – e parei de ajudar na cozinha para registrar em fotos um pouco dos preparativos, tudo usando apenas a luz natural. Aqui estão os resultados, que – segundo comentários recebidos de amigos no Facebook, onde compartilhei estas fotos – atingiram o que eu imagino ser o objetivo principal da fotografia de alimentos: dar água na boca! Bom apetite...

... e um delicioso kibe assado de acompanhamento.
Foto: © Daniel De Granville, 2011
.
.
.

quarta-feira, junho 01, 2011

Aprendendo a Fotografar a Natureza

.
.
Praticando as técnicas para fotografia dentro da mata.
Foto: © Daniel De Granville 2011

"Tenho certeza de que estes 3 dias ficarão em minha memória por muito tempo. Muitos conhecimentos novos, pessoas com o mesmo ideal, a mesma paixão. Vocês me proporcionaram algo inexplicável, que fez bem pra minha alma. Em três dias de imersão nesse curso parece que tirei 30 dias de férias."

Poucas coisas podem ser tão gratificantes para um profissional do que receber uma mensagem como esta, escrita por uma das 14 pessoas que frequentaram o meu Curso de Fotografia de Natureza em Campo Grande (MS) durante o final de semana passado, realizado em parceria entre a Photo in Natura e o Instituto Mamede.

"Como eu configuro a compensação de exposição
para 1/3 de ponto ao invés de 1/2 ponto?".
Foto: © Simone Mamede 2011

Em um total de 20 horas/aula, mesclando teoria e prática, falamos sobre assuntos como história e importância da fotografia de natureza no Brasil e no mundo, funcionamento de equipamentos fotográficos, técnica fotográfica, composição e enquadramento, técnicas de campo, processamento de imagens e a divertida TecnoReciclagem - tudo procurando o máximo de interação e aprendizagem vivencial com a mão na massa. No último módulo, os participantes selecionaram para análise e discussão em grupo algumas de suas fotos feitas durante as atividades práticas.


Uma singela libélula e um batalhão de fotógrafos!
Foto: © Daniel De Granville 2011

Câmera no tripé pra fotografar
a turma toda reunida.
Foto: © Daniel De Granville 2011

As saídas a campo foram feitas em duas áreas naturais urbanas de Campo Grande, o Parque das Nações Indígenas e o Parque Estadual do Prosa, onde além das paisagens foi possível ver e fotografar algumas aves, mamíferos e insetos, como capivaras, cutias, surucuás, corujas, borboletas, libélulas e muito mais. A turma se empolgou tanto que já cogitaram formar o "Grupo Pantera-cor-de-rosa de Fotografia de Natureza...". O motivo do nome?! Segredo dos alunos :-)


As capivaras do Parque das Nações Indígenas desfilaram
diante das câmeras dos participantes do curso.
Foto: © Daniel De Granville 2011

Uma família de corujas-buraqueiras fez pose
e permitiu aos alunos praticarem os ensinamentos
sobre abertura, velocidade, enquadramento...
Foto: © Daniel De Granville 2011

No embalo deste curso introdutório, estamos planejando um workshop para o segundo semestre, desta vez aprofundando mais no assunto e priorizando atividades práticas. O local escolhido é o Parque Nacional das Emas, em Goiás, território perfeito para aprimorar as técnicas de fotografia das coisas naturais. Fique de olho!


"Grupo Pantera-cor-de-rosa
de Fotografia de Natureza..."?
Foto: © Divulgação DePatie-Freleng/United Artists

Outros comentários dos participantes:

"MUITO OBRIGADA pela organização do Curso! Adoramos! Daniel, super obrigada por sua disponibilidade em compartilhar seus conhecimentos com todos nós, você é um excelente professor, tenho certeza que todos aproveitamos muito e aprendemos demais!”

“Agradecemos pelo curso e atenção prestada por você aos alunos, atingindo mais do que minha expectativa! Foi muito legal mesmo, principalmente para nós que trabalhamos com isso.”

“Depois desse curso tenho impressão de ter uma nova máquina de fotografar. Super obrigado!”

“O curso foi fantástico, Daniel De Granville é um grande fotógrafo de natureza e um excelente professor. Aprendi demais e a partir de agora estarei aplicando os ensinamentos em minhas fotografias de natureza.”

"Professor fotógrafo muito bem qualificado, com uma esplêndida didática, uma gigante força de vontade para ensinar o conteúdo teórico/prático básico em fotografia, ao longo do curso (muito obrigado Profº. Daniel!)"

Belo jogo de luz e sombras
em registro do "making of" do curso.
Foto: © Simone Mamede 2011
.
.