segunda-feira, outubro 24, 2011

Marcando Presença
em Congressos e Feiras

.
.
A Photo in Natura está presente como parceira e colaboradora em dois importantes eventos socioambientais que acontecem em outubro e novembro deste ano.

Em primeiro lugar, produzimos o clip de abertura oficial do II Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade (CONATUS 2011), que teve início ontem – 23 de outubro – em Cuiabá, MT. As fotos, arte e edição são de Daniel De Granville. Não pudemos estar presentes, mas os relatos que recebi até agora de quem foi mostram que a recepção foi muito favorável.


Assista ao vídeo oficial de abertura do CONATUS 2011
Fotos, Arte e Edição: © Daniel De Granville, 2011



E no final de novembro acontece na Patagônia Argentina a II Feria de Aves de Sudamérica, onde eu e Tietta iremos ministrar cursos e palestras, além de fornecer algumas imagens para materiais oficiais do evento. Daniel De Granville é também jurado no Concurso de Fotografias da Feira.

Projeto gráfico para a capa da revista oficial
da Feria de Aves de Sudamérica 2011
Foto: © Daniel De Granville, 2007
.
.
.

terça-feira, outubro 11, 2011

Trabalhando Com
Sebastião Salgado

.
.

Uma das imagens que aproveitei para fazer durante os
trabalhos de campo com Sebastião Salgado.
Foto: © Daniel De Granville, 2011

Basta uma rápida busca no Google para ter noção da importância e do respeito que Sebastião Salgado tem na fotografia mundial. Autor de vários livros com imagens dos mais de cem países que já visitou, Salgado agora trabalha no que afirma ser sua última grande expedição fotográfica, o Projeto Gênesis, que teve início em 2004 e está encerrando sua etapa final de viagens aqui no Brasil, mais precisamente no Pantanal e em Bonito. Foi assim que tive a oportunidade, o privilégio e o prazer de acompanhá-lo como guia e produtor de campo por aqui durante os últimos dias.

Sebastião Salgado com Daniel De Granville
(dir) e Juca Ygarapé (esq).
Foto: © Juliano Salgado, 2011

Além do óbvio talento, Salgado impressiona pela simplicidade e simpatia, sempre disposto a compartilhar experiências e seu contentamento ao conseguir as fotos que estava buscando. Demonstra também muita humildade, ao pedir dicas e sugestões sobre como fotografar certos locais e temas com os quais não tem tanta familiaridade.

Salgado fotografando uma das nascentes
cristalinas
da região de Bonito (MS).
Foto: © Daniel De Granville, 2011

Foram três dias de bastante trabalho e aprendizagem, além de conversas que extrapolavam a técnica ou olhar fotográfico e entravam por assuntos como sociedade, política e conservação ambiental. Afinal, além de ocupar a posição de um dos principais fotógrafos da atualidade, Sebastião Salgado é um conservacionista proprietário de uma RPPN em Minas Gerais onde mantém o Instituto Terra, que realiza trabalhos socioambientais exemplares com centenas de estudantes e outras pessoas da região.

Daniel De Granville acompanhando Sebastião
Salgado
em uma das sessões de fotografias
para seu
Projeto Gênesis em Bonito (MS).
Foto: © Juca Ygarapé, 2011
.
.
.

quarta-feira, outubro 05, 2011

Nós Temos Uma Missão!

.
.
O fenômeno de formação de um halo solar
hoje aqui em Bonito serviu de inspiração
para esta postagem tão importante pra nós :-)
Foto: © Daniel De Granville, 2011

Os colegas biólogos – e eles são maioria absoluta no nosso círculo de amizades – hão de concordar: jamais tivemos na universidade aulas relacionadas a “administração financeira”, “gestão empresarial”, “abrindo seu próprio negócio”, “planejamento estratégico”, essas coisas. Pelo menos não na época em que fiz minha faculdade. Lembro-me apenas de uma disciplina que tinha um pouco a ver, as aulas de botânica econômica nos ensinando sobre plantas de utilidade comercial para o homem e coisas do tipo. Afinal, objetivo de biólogo era “salvar a natureza” sem pensar muito em remuneração.

E assim que, anos depois de formado, me vejo sócio de uma empresa junto com a Tietta Pivatto (também bióloga, é claro!), esposa e parceira de ideias. Temos aprendido como fazer as coisas através de consultorias para quem está começando no ramo, cursos e atividades sobre gestão, eventos voltados a empresários do setor e algumas leituras direcionadas.

Aprendemos, por exemplo, que toda empresa deve ter uma missão, que segundo a Wikipédia “é o objetivo fundamental de uma organização, traduz a finalidade última da empresa e consiste na definição dos seus fins estratégicos gerais, é o ponto de partida para a definição de objetivos e deve projetar a cultura da empresa”.

A nova logomarca e os slogans
da PiN em português e inglês.
Arte: © Daniel De Granville, 2011

E assim, a tal “missão” da Photo in Natura vinha atormentando eu e Tietta há meses, sem nunca termos chegado a algo que nos agradasse plenamente. Até que, durante uma das palestras do Abeta Summit este ano, veio aquele grande e raro momento de inspiração: olhamos um para o outro, pedi para a Tietta rabiscar umas coisas na agenda e depois amadurecemos a frase, que nos deixou bastante felizes. Conseguimos definir o que realmente é a Photo in Natura (acabando com a dificuldade em responder “o que vocês fazem” quando questionados), sem perder o foco nas nossas raízes de biólogos e amantes da natureza. E, melhor ainda, com essa missão em mente, chegamos a um slogan ("natureza transformando pessoas") que a partir de agora acompanhará a nossa logomarca - a qual, aliás, também foi redesenhada recentemente.

Vamos lá matar a curiosidade de quem conseguiu ler até aqui: a missão da Photo in Natura é "oferecer serviços e produtos com temática ambiental que sensibilizem e transformem pessoas para uma nova atitude com relação à natureza".


Versão vertical da logomarca,
utilizada de acordo com as necessidades
do projeto gráfico onde será aplicada.
Arte: © Daniel De Granville, 2011

Acho que dá pra notar que não foi simples chegar a estes resultados, e talvez eles nem sejam definitivos. Mas representam o grande objetivo em comum que temos, a real razão de termos criado a PiN (como chamamos carinhosamente a Photo in Natura): fazer deste um mundo melhor, usando talentos pessoais e o desejo de compartilhar boas experiências na natureza para transformar pessoas. Torná-las parceiras em ações que resultem em atitudes sustentáveis e de quebra ganhar dinheiro com isso. Afinal, mesmo aqui, as contas também chegam no fim do mês...

Visite nosso site
para conhecer um pouco mais sobre esta história de transformação e inovação de um casal de biólogos que acreditam estar mesmo cumprindo sua missão - e aguarde, pois em breve teremos grandes novidades!
.
.