terça-feira, novembro 13, 2012

Livro sobre Reservas de MS

 
Atividade de ecoturismo na RPPN Cabeceira do Prata, 
uma das retratadas para o livro "Diamantes Verdes" .
Foto: © 2012 Daniel De Granville | Photo in Natura

Entre julho e agosto deste ano fui contratado pela REPAMS (Associação de Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Mato Grosso do Sul) para fotografar 12 RPPNs do Estado. O resultado do trabalho foi apresentado ontem (12 de novembro) na cerimônia de lançamento do livro "Diamantes Verdes - Reservas Naturais do Mato Grosso do Sul".

 Capa do livro "Diamantes Verdes".
Foto: © 2012 Daniel De Granville | Photo in Natura 
Arte:  © 2012 André Morato | Natureza em Foco

Além da edição impressa que estará à venda, em breve a versão eletrônica para iPad será disponibilizada para download no site da REPAMS. E, de 13 a 19 de novembro, parte do conteúdo do livro será exibida na exposição audiovisual interativa “Diamantes Verdes”, montada no Shopping Campo Grande. São ampliações impressas das fotos, exposição virtual em 3D, vídeos e iPads disponíveis para consulta da versão eletrônica do livro.


Daniel De Granville (D) e José Sabino (E), diretor da produtora
Natureza em Foco, responsável pela edição do livro.
Foto: © 2012 Acervo REPAMS

O material produzido este ano soma-se às fotos que fiz em 2006 e 2007 durante trabalho semelhante, totalizando cerca de 20 RPPNs que visitei e fotografei neste Estado nos últimos anos. Sem dúvida um privilégio – e a esperança de que a consciência ambiental destes proprietários rurais auxilie na conservação dos remanescentes da rica biodiversidade de Mato Grosso do Sul.
.
.
.

sexta-feira, novembro 09, 2012

Mais um Curso Ministrado!

Participantes de aula prática do Curso fotografam uma serpente
gentilmente cedida por pesquisador da UFES.
Foto: © 2012 Daniel De Granville | Photo in Natura

No final de outubro ministramos mais um curso de Introdução à Fotografia de Natureza na Reserva Natural Vale, região de Linhares (ES). Depois de edições em Bonito e Campo Grande (MS), São Paulo (SP) e San Martin de los Andes (Patagônia Argentina), foi a vez dos capixabas receberem a atividade. Todas as 15 vagas foram preenchidas eo curso foi bastante elogiada pelos participantes (veja depoimentos no final da postagem).

Com aproximadamente 22 mil hectares e contígua à Reserva Biológica de Sooretama (28 mil hectares), as duas áreas somadas compõem o maior contínuo de remanescentes da Mata Atlântica no Espírito Santo. Lugar ideal para praticar a fotografia e observar espécies raras e ameaçadas como o mutum-do-sudeste (Crax blumenbachii).

Interessado em levar os cursos da Photo in Natura
para a sua região? Fale com a gente! 


Macaco-prego (Sapajus robustus), uma das várias espécies que
podem ser encontradas na Reserva Natural Vale.
Foto: © 2012 Daniel De Granville | Photo in Natura 

“O curso foi muito bom! Superou todas as minhas expectativas. Quero estar no próximo! Parabéns pela organização e pela iniciativa de ter trazido o Daniel, excelente profissional e uma pessoa muito bacana”.

“Agradeço a todos pela oportunidade e pelo aprendizado, em especial ao Daniel, que soube transmitir com maestria a essência da fotografia, nos mostrando com fatos e fotos como arte e técnica podem caminhar juntas nos registros fotográficos.”

“Já estou com saudades do final de semana... Da adorável oportunidade que tive... Fotografar é minha paixão e combinei isso conhecendo pessoas de energias tão boas!”

“Adorei o curso, mudou muito a minha visão de fotografia e já estou ansioso para aprimorar mais ainda minhas fotos.”

“Agradeço e muito a oportunidade de compartilhar um final de semana com tanto aprendizado. Primeiro a oportunidade de aprender com um ótimo profissional e uma excelente pessoal. Segundo ter o prazer de conhecer pessoas tão encantadoras e generosas em compartilhar seus conhecimentos e dúvidas.” 
.
.
.