quinta-feira, abril 26, 2007

"Um dia da Caça..."

.
.
.Se ela fez isto com esta pobre ave poucos minutos depois,
o que teria acontecido comigo caso ela acertasse o bote?!
Foto: © Daniel De Granville, 2007



Lembram-se daquela postagem do mês passado, onde entre outras coisas eu contava sobre uma mãe jacaré que estava tentando fotografar? Pois hoje este fotógrafo teimoso decidiu arriscar novamente ir atrás dos filhotes, desta vez “um pouco mais perto”, pra pegar detalhes de um deles sozinho. Mas agora, talvez de mau humor com o clima chuvoso e frio que está arruinando minhas saídas fotográficas, a dita cuja (que aparece na foto aí em cima) não estava tão tolerante como antes... e decidiu me dar um bote enquanto eu estava deitado no barranco do seu brejo, a uns 50 cm do bebê. Mas peraí, dona, quem devia estar mal humorado com o clima sou eu!

Por sorte a experiência no Pantanal me ensinou a sempre ficar atento com esses bichos, então nada demais aconteceu (fora a inevitável descarga de adrenalina). Então hoje o "caçador de imagens" quase vira caça, só pra fazer jus ao ditado popular. Pena que eu não estava com a câmera apontada para ela - tenho certeza de que aquele bocão cheio de dentes pontudos se aproximando renderia umas imagens bem bacanas.




Sucuri devora uma marreca em Bonito (MS) - cenas como esta
demandam muita paciência, persistência, conhecimentos
e uma boa dose de sorte por parte do fotógrafo.
Foto: © Daniel De Granville, 2005



COMENTÁRIO FINAL:
Uma leitora assídua do FotogramaBlog escreveu comentando que este texto parecia contribuir para a imagem de terror que muitas pessoas têm destes animais. Concordei com ela, e portanto julguei importante acrescentar que tanto o jacaré como outros bichos estigmatizados como feras terríveis – sucuri, onça, morcegos, tubarões – apenas fazem o seu papel na natureza. Nenhum bicho ataca seres humanos de graça, o fazem apenas quando são ameaçados por nós ou em raros casos de desequilíbrios ecológicos causados por nós próprios.

O jacaré tentou me assustar pois para ele eu representava uma ameaça mortal para seu filhote. É bom lembrar que devemos sempre ter uma postura ética e de respeito para com os assuntos que gostamos de fotografar – e isto é tema para uma próxima postagem.


.
.
.

quarta-feira, abril 18, 2007

"Todo dia era dia de índio"

.
.
.
Índios Guarani da Reserva Indígena “Tekoha-Añetete”
(“terra prometida”), no Oeste do Paraná.
Foto: © Daniel De Granville, 2007



Hoje no FotogramaBlog, apenas uma postagem rápida para homenagear nossos povos indígenas neste 19 de abril, Dia do Índio.

>>saiba mais


(Na próxima semana volto a Foz do Iguaçu para concluir meus trabalhos fotográficos com a Itaipu Binacional. Mais novidades em breve!)

.
.
.

terça-feira, abril 03, 2007

"... minha vida é andar por este país..."

.
.
.Dentro (mas quase fora...) de um helicóptero sem porta
fotografando a região do Parque Nacional do Iguaçu (PR)
Foto: © Daniel De Granville, 2007



Estamos apenas no início de abril, mas este ano eu já percorri 7 estados de 4 regiões brasileiras, fotografando e realizando outros trabalhos ligados à área ambiental e ao ecoturismo.

Pelos meus cálculos, nos últimos 3 meses viajei cerca de 23.000 km por ar, terra e água, passando por locais onde já tinha ido e também conhecendo novas regiões com bichos, plantas, pessoas, climas, comidas, sotaques e problemas muito diversos. Desde os caboclos nas comunidades ribeirinhas dos rios amazônicos até os colonos alemães do Sul; desde os caiçaras do litoral paulista até os pantaneiros sul-mato-grossenses da divisa com o Paraguai.

Esta diversidade incrível faz do Brasil um país extremamente interessante e tão fotografável, que merece ser mais conhecido por nós todos - enquanto isto não é possível, tento mostrar um pouco dele através das minhas fotografias!



Siga os pontinhos vermelhos e veja os caminhos que percorri
desde o começo deste ano (alguns trechos mais de uma vez)!

.
.
.