sexta-feira, maio 25, 2007

Os Sóis

.
.
. “Há bem mais sóis crestando entre as estrelas” Mestre Ambrósio




Muitas vezes é difícil para “não-fotógrafos” entenderem as necessidades e exigências profissionais envolvidas em um bom trabalho fotográfico. Algo que em primeira análise parece preciosismo ou frescura pode acabar fazendo a diferença entre uma foto razoável, boa ou ótima. No caso específico de fotografia de natureza, saber aproveitar a melhor luz – no início da manhã e no final da tarde – é de longe o fator mais importante. Então, quando você depende de outras pessoas para chegar ao local onde vai fotografar, um pequeno atraso dela ou outro imprevisto podem estragar a sua seção fotográfica. E foi um fato assim que inspirou a foto de abertura deste texto.

Em uma postagem anterior eu comentei sobre como me sinto quando estou em campo a trabalho, da ansiedade gerada pela necessidade de se obter boas imagens dia após dia. Os prazos são curtos e sempre há muito pra se fotografar lá fora. Quando algo não funciona como planejado e eu me vejo dentro de um carro na estrada, enquanto a luz dourada do final da tarde vai acabando, bate uma certa aflição. Afinal, naquele exato momento eu deveria estar no meio de um cenário natural merecedor daquela luz, e não olhando o sol descer por entre os carros e o asfalto. Daí, na hora do desespero, fico procurando qualquer coisa que valha a pena fotografar para não deixar aquele instante passar em branco. Geralmente estas fotos ficam uma porcaria, mas às vezes sai algo interessante. E foi assim que vi o reflexo do sol pelo espelho retrovisor e o reflexo do reflexo no vidro lateral do carro...

PS.: Cabe lembrar que no Pantanal e na maioria das regiões brasileiras esta luz especial dura muito pouco, em comparação com outros lugares de latitudes maiores. Percebi isto claramente quando fotografei na Alemanha durante o inverno, onde a inclinação do sol me enganou e eu me peguei fotografando paisagens às 11 horas da manhã – um horário que, no Brasil, eu jamais me atreveria a tentar alguma boa imagem de ambiente externo.
.
.
.

sexta-feira, maio 04, 2007

Menção Honrosa - Melhor Fotografia!

.
.
.
Marreca-irerê (Dendrocygna viduata)
Menção Honrosa na Categoria Melhor Fotografia
Foto: © Daniel De Granville, 2007


Acabo de receber e repasso a ótima notícia: esta foto, que tirei em Belém (PA) no início deste ano, acaba de receber Menção Honrosa na categoria “Melhor Fotografia” do Concurso Avistar Itaú BBA de Fotografia "Aves Brasileiras", que teve quase 5.000 imagens inscritas! Uma ótima maneira de iniciar um bom fim de semana!