quarta-feira, janeiro 24, 2007

Amazônia: Saúde e Alegria

.
.
. Preguiça-de-três-dedos (Bradypus variegatus)
na Floresta Nacional do Tapajós, PA

FOTO: © Daniel De Granville, 2007




Passei as últimas três semanas viajando pela Ambiental Expedições com alunos do Austin College (EUA), desenvolvendo as atividades de campo da disciplina “Ecossistemas Brasileiros”, oferecida pela instituição. Durante estes dias percorremos três dos principais ecossistemas do país: a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica, e as próximas postagens do FotogramaBlog contarão um pouco do que vivenciamos. Nossa primeira parada foi na Amazônia.

“Saúde é a alegria do corpo, alegria é a saúde da alma”
. Este é o lema do Projeto Saúde e Alegria, que desde 1987 desenvolve um trabalho extraordinário com as comunidades ribeirinhas do Rio Tapajós, no Pará. Atualmente o Projeto atende 143 localidades e beneficia cerca de 29 mil pessoas. Como o próprio nome sugere, o Saúde e Alegria oferece atendimento médico gratuito às comunidades e apóia processos participativos de desenvolvimento comunitário sustentado, geridos pela própria população, além de atividades lúdicas e de lazer com enfoque socioambiental.


Beneficiamento de farinha de mandioca
na comunidade de Piquiatuba, Rio Tapajós, Amazônia

FOTO: © Daniel De Granville, 2007



Durante os sete ótimos dias que passamos com a equipe do Projeto navegando pelo Rio Tapajós, tivemos a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia de seis das comunidades beneficiadas, onde são desenvolvidos trabalhos integralmente orientados ao aproveitamento sustentável dos recursos da floresta – no caso, a Floresta Nacional do Tapajós.

Se tivesse que resumir em uma frase a impressão que tive com relação ao trabalho do Saúde e Alegria, utilizaria uma frase do cantor Ben Harper estampada nas camisetas dos alunos que estava acompanhando: “eu posso mudar o mundo com minhas próprias mãos”. Basta querer e se empenhar – como o PSA faz brilhantemente...


Fim de tarde na Praia de Jaraguari,
Rio Tapajós, Amazônia

FOTO: © Daniel De Granville, 2007
.
.
.

3 comentários:

  1. Anônimo13:52

    Caro Daniel,

    Como não poderia deixar de ser, a amostra está impecável. A preguiça linda e o "movimento" da farinha simplesmente bárbaro.

    Parabéns. Vc vai longe! Ou melhor já foi, porque o Tapajós é mto longe.

    Abraço,

    José Sabino

    ResponderExcluir
  2. Anônimo16:03

    Salve, Daniel!
    Foi um prazer recebê-lo aqui em Santarém. Parabéns também pelo ótimo trabalho que você desenvolveu por aqui, reforçando a parceria com a Ambiental e a certeza de que o Ecoturismo de Base Comunitária é mais uma das atividades que podem garantir o desenvolvimento que o povo da Amazônia quer - com a floresta em pé!
    Grande abraço e muita Saúde e Alegria pra você e os leitores do blog.

    Marcio Babi
    Economia da Floresta
    Projeto Saúde e Alegria

    ResponderExcluir
  3. Anônimo22:01

    Daniel, estou visitando seu blog pela primeira vez. Quem deu o link foi a revista Atualidades ornitológicas. As fotos da revista são sensacionais, e as fotos da última galeria são, com o perdão da palavra, duca. Estive em Santarém/Alter do Chão em outubro passado, foi um sonho realizado. tudo foi ótimo e ainda realizei mais três sonhos, vi e fotografei (amadoristicamente) um surucuá, um iratauá e um bando de ciganas. Em 2004 fui ao jalapão com a Korubo, paisagens maravilhosas, porém nenhuma fauna, lá me disseram que a caça acabou com tudo. Parabéns pelo trabalho. Abraço
    Luiz Álvaro

    ResponderExcluir