terça-feira, junho 05, 2007

Domingo no Parque

.
.
. "Eu odeio esses paparazzi!"
Foto: © Daniel De Granville, 2007



Após alguns meses sem atualização, finalmente vai ao ar a nova Galeria do Mês do Fotograma, com uma seleção das melhores fotos de animais em cativeiro feitas por mim no Tierpark Hellabrunn (Zôo de Munique), no Refúgio Bela Vista e Parque das Aves (Foz do Iguaçu) e no Zoológico de São Paulo (estas últimas realizadas durante atividade prática do curso sobre fotografia de aves que ministrei no Avistar 2007).

Confira as fotos!

Apesar de não ter quase nada do glamour e dos saudáveis desafios oferecidos pela fotografia da vida selvagem em ambientes naturais, fotografar em zoológicos pode ser uma experiência bem interessante e divertida. O fato dos animais estarem totalmente habituados à presença humana e em locais urbanos de rápido acesso torna o trabalho do fotógrafo muito mais fácil sob vários aspectos. Além disto, a presença de espécies de todos os continentes em uma só área oferece oportunidade quase inexistente para a maioria dos fotógrafos de natureza, de registrar bichos cujo local de origem fica a muitos quilômetros, dias e dólares de distância.

As dificuldades ficam por conta de conseguir compor uma cena interessante de um animal dentro de um recinto artificial e ao mesmo eliminar da foto objetos que denotem o local onde eles estão, como grades, vidros, madeiras serradas, gramados aparados, paredes e pisos de concreto. O movimento intenso de público também exige do fotógrafo acostumado à tranqüilidade da mata uma boa dose de criatividade e paciência.

Independente dos resultados finais, mesmo que se consiga uma imagem com cenário muito próximo do ambiente natural, é eticamente recomendável indicar na legenda da foto (ou mencionar aos interessados em saber detalhes) que se trata de imagem produzida em cativeiro.
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário