segunda-feira, dezembro 10, 2007

Do Leste ao Oeste ao Leste

.
.
. Restinga florida na Ilha do Cardoso (SP),
com seus picos cobertos de Mata Atlântica ao fundo
Foto: © Daniel De Granville, 2007


Acabo de voltar de mais uma temporada em campo, após cruzar o Brasil de leste a oeste e depois mais para o leste ainda, encerrando o ano da mesma forma que comecei: no mato!

Já que a passarada está toda querendo se mostrar, outubro e novembro foram meses de workshops sobre observação, fotografia e gravação de vida silvestre. Primeiro foi a oficina gratuita “Som, Imagem e Biodiversidade” que ministramos no SESC-SP, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e utilizar em campo equipamentos e técnicas para apreciação de ambientes naturais. A seguir fomos até Corumbá (MS), na divisa com a Bolívia, fazer atividade com os funcionários da Mineradora Rio Tinto Brasil, que todo ano promove uma saída para contemplação de natureza na Estrada Parque Pantanal com apoio da Birdlife International.

Voando da fronteira para o litoral, como em uma improvável rota migratória, passei a última semana no Parque Estadual da Ilha do Cardoso com alunos de uma escola paulistana, auxiliando seus estudos e pesquisas ambientais. Entre tantas coisas interessantes, por lá encontramos as belas paisagens da restinga e uma família de quero-queros que ilustram este texto. O resultado fotográfico foi tão interessante que em breve teremos a última galeria de 2007 no Fotograma – aguardem!


Filhotes de quero-quero saem em passeio
sob o olhar atento de um dos pais
Foto: © Daniel De Granville, 2007

.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário