segunda-feira, janeiro 07, 2008

Uma Beleza de Feiúra

.
.
. Flores às margens do mais-que-poluído Rio Tietê
Foto: © Daniel De Granville, 2007


Parecia um ótimo programa para fotografar no final de semana, misturando natureza e história: rodear a Serra do Japi parando em cidades históricas paulistas que compõem o Roteiro dos Bandeirantes, como Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. Câmera na mão, pé na estrada, sem mapas nem muitos compromissos, acreditando no fator-surpresa como combustível para uma pequena aventura.

Após várias curvas que revelavam as belas paisagens da serra, de repente começamos a ver uma represa com coisas penduradas na vegetação das margens. A primeira impressão foi de bandos de garças, mas um olhar mais atento revelou cores e a surpreendente conclusão: eram incontáveis pedaços de lixo – garrafas, saquinhos de supermercado, panos e outros itens não identificáveis (além de uma meia-dúzia de teimosas aves). “Mas nós estamos do lado de uma cidadezinha pequena, não é possível que a população deste lugar produza tanto dejeto assim”, indagamos.

Logo fomos descobrir. Tudo aquilo estava vindo da capital São Paulo, via Rio Tietê. O mais importante curso d’água paulista, que no passado trouxe os desbravadores Bandeirantes e conferiu importância histórica a estas localidades, agora conduz só lixo e mal cheiro.

Nas pontes sobre o rio, nas praças, bares e restaurantes ao redor, a vida parecia prosseguir normalmente. As crianças brincavam, o carro de som anunciava o bailão que começaria algumas horas depois. O fenômeno que enfeia a enfeitada fachada da igrejinha é recente, tendo se intensificado em 2003. É inevitável tentar entender como as pessoas conseguem viver assim, como vão se acostumando a esta incrível realidade?

No final das contas, o curioso contraste entre a água escura e a espuma branca – lembrando blocos de gelo flutuantes – rendeu algumas boas imagens, até bonitas se desconsiderarmos a triste verdade.

Poluição ambiental e poluição visual...
Foto: © Daniel De Granville, 2007



SAIBA MAIS:
O Rio que insiste em viver
(Matéria vencedora do Prêmio de Reportagem
sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica em 2006)

.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário