segunda-feira, junho 23, 2008

Tanawha!




A cidade de Banner Elk tinha tudo para ser uma vilinha daquelas que a gente nem percebe quando passa de carro. Com uma população estimada em 885 habitantes, distribuídos pela área municipal de 3,1 km², a primeira impressão para quem chega é de um lugar bem maior, pelo tanto de estabelecimentos comerciais e pessoas circulando nas poucas ruas, além da surpreendente presença de uma universidade (a Lees-McRay College). Acontece que sua localização, no noroeste do Estado da Carolina do Norte (EUA), torna Banner Elk muito procurada por turistas em busca das chamadas Blue Ridge Mountains, uma cadeia montanhosa que atravessa toda a porção oeste do Estado e possui altitudes de até 2 mil metros. Boa parte do trecho dentro do Estado, 755 km, é margeada pela incrível estrada-parque Blue Ridge Parkway.

É aqui que eu estou desde ontem para participar de um evento sobre educação e ciência, o Grandfather Mountain International Workshop, na Lees-McRae College. A partir de amanhã seremos 32 pessoas, entre educadores formais e não-formais, desenvolvendo atividades de investigação científica pelos ambientes naturais da região. Na terça-feira eu apresento uma palestra e inauguro minha exposição de fotos que ficará aberta ao público até o próximo final de semana.


Dr. Glenn Kleiman (diretor executivo do Friday Institute)
e Dra. Harriett Stubbs (diretora do NCSU Sci-Link)
abrindo minha primeira palestra em Raleigh
Foto: © Daniel De Granville, 2008


Cheguei em Banner Elk após 3 dias em Raleigh, capital do Estado, onde na quinta-feira passada já havia feito outra apresentação e exposição fotográfica sobre o Pantanal e Bonito no sofisticado Friday Institute, da Universidade Estadual da Carolina do Norte. E já que hoje era dia de folga (domingão...), antes de começar os trabalhos do workshop conseguimos visitar uma das inúmeras trilhas da região, a "Tanawha Trail", com seus quase 22 km serpenteando pelas montanhas. O nome da trilha significa “águia” no idioma dos índios Cherokee que habitavam a região antes da chegada dos colonizadores europeus.

Paisagem vista a partir da Tanawha Trail
Foto: © Daniel De Granville, 2008


Fique de olho no Blog Turismo Científico, que será atualizado diariamente nos próximos dias com informações sobre o andamento dos trabalhos por aqui.

.
.
.

terça-feira, junho 03, 2008

Turismo Científico no Pantanal


.
.Foto: © Daniel De Granville, 2004


O turismo voltado para a ciência, atividade em ascensão no país, ganha agora o primeiro site dedicado exclusivamente ao tema na internet brasileira. O blog “Turismo Científico”, criado e mantido pelo biólogo, fotógrafo e guia naturalista Daniel De Granville Manço, está no ar desde o dia 3 de junho.

Como projeto de conclusão do curso de Especialização em Jornalismo Científico, oferecido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas – SP (Labjor - Unicamp), Daniel desenvolveu o site de forma voluntária. Todas as informações foram obtidas e compiladas sem qualquer espécie de patrocínio ou contrapartida por parte das instituições mencionadas, garantindo assim a isenção e lisura dos dados apresentados.

No blog estão disponíveis informações sobre a história do turismo científico no Brasil e no Pantanal (desde os primórdios da atividade com os viajantes-naturalistas do Século XIX), os projetos em andamento atualmente, os destinos e operadoras de turismo que oferecem tais programas, entrevistas com especialistas na área (operadores e pesquisadores e turistas), depoimentos, reportagens, links e outros assuntos.

O endereço do blog Turismo Científico é
www.cienciaeturismo.blogspot.com
.
.
.