quarta-feira, outubro 08, 2008

Brasil: Medalha de Prata em Aves!

.
.
.Jandaia-estrela, uma das 1.822 espécies de
aves presentes no Brasil
Foto: © Daniel De Granville, 2008


O final de semana que passou foi especialmente importante para os bichos. Começou em 4 de outubro (sábado), Dia Mundial dos Animais e também dia de São Francisco de Assis, o santo católico considerado patrono da bicharada.

Comemoramos a data participando do Dia da Observação de Aves, promovido pelo Centro de Estudos Ornitológicos (CEO) em homenagem antecipada ao Dia da Ave, celebrado em 5 de outubro. Apesar do tempo chuvoso e frio, não muito promissor para a atividade, saímos cedo para realizar observações na Serra do Japi e no final do dia totalizamos 75 espécies encontradas. Sem muito esforço e com clima desfavorável!

Domingo, dia de eleições municipais, duas grandes novidades confirmaram definitivamente este como “o fim de semana dos bichos”. Primeiro, a notícia de que o Brasil não ocupa mais a terceira posição mundial em número de espécies de aves. Nesta data o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CRBO) lançou a sétima Lista de Aves do Brasil, com 1822 espécies, o que nos coloca à frente do Peru e atrás apenas da Colômbia. Agora somos vice-campeões mundiais em diversidade de aves!

Falando em vice-campeonato, aqui em Jundiaí o candidato a vereador que obteve a segunda maior votação elegeu-se com uma campanha calcada essencialmente na defesa dos animais domésticos e silvestres: o novato “Leandro do Bicho Legal”, do Partido Verde (PV), obteve 3.630 votos. Bom para a cidade, bom para a bicharada, esperamos.

Bicho Legal!
Foto: © Daniel De Granville, 2004

.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário