terça-feira, abril 28, 2009

A velocidade das coisas...

Foto: © Daniel De Granville, 2008


Alguns pensamentos que tive hoje sobre a fotografia na era digital.

Começou na segunda-feira passada, quando encontramos professores universitários do Rio de Janeiro que havíamos conhecido durante uma viagem de campo deles ao Pantanal em 2004. Ao final da conversa, decidimos tirar uma fotografia juntos e comentamos que não vimos fotos daquela excursão. Só então recordamos que, naquela época, pouquíssimas pessoas possuíam equipamento digital, e celular com câmera ainda era coisa do futuro. Daí lembrei que 2004 foi o ano de aquisição da minha primeira câmera digital, uma Canon EOS 10D.

Corta para o dia de ontem, quando fui fazer as fotos para uma pousada aqui de Bonito que já havia fotografado em 2002. Acabei de passar os arquivos dos cartões de memória para o computador: exatas 227 imagens, sendo que ainda falta fotografar os apartamentos por dentro (ou seja, certamente passarei dos 300 cliques). Naquelas seções fotográficas de sete anos atrás, usei no máximo 2 rolos de filme, ou 72 fotos...

Finalizando, vira e mexe eu dou uma repassada em todos os 10 cartões de memória que tenho em casa, pra garantir que nenhuma imagem acabou ficando pra trás sem ser salva no computador. Hoje encontrei umas fotos despretensiosas que tirei há uns 15 dias. Minha sensação foi a mesma de contemplar fotos antigas esquecidas em um velho álbum, e que eu nem lembrava mais da existência.

É, as coisas estão mesmo mudando neste mundo fotográfico...

.
.
.

Um comentário:

  1. As coisas estão mudando mesmo, Daniel. Mas as facilidades do mundo digital nem sempre trazem o mesmo prazer da era antiga, quando a gente tinha de esperar, com grande expectativa, para ver o resultado da imagem revelada. Hoje, pouquíssimas pessoas revelam suas fotos. A impressão que tenho é que a máquina digital não tem graça nenhuma para os fotógrafos profissionais.
    Abraço

    ResponderExcluir