quinta-feira, setembro 17, 2009

Meu jardim é cheio de bichos

.
.
.Fotografei esse quati de dentro da minha cozinha. Ele estava a menos de 2 metros de distância e a foto foi feita com uma lente de 100 milímetros.
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Da minha mesa, onde passo boa parte do dia em frente ao computador quando não estou em campo, vejo quase todo o jardim e o quintal de casa. Enquanto dou andamento à construção de meu novo site, respondo e-mails, edito fotos e faço outros trabalhos, consigo observar as 24 espécies de aves que já vieram se alimentar dos grãos, restos de frutas e água que colocamos para elas diariamente. No total, já identificamos 77 espécies que passam pela nossa casa ou cantam pertinho daqui. Tem arara, tucano, urutau, coruja, papagaio, seriema, tico-tico, sanhaço. Se contarmos todas as aves do bairro, são 113. Mas aqui tem muito mais do que passarinho.

Boipeva, uma das cobras que já nos visitou no quintal -
e até mostrou a língua pro dono da casa.
Foto: © Daniel De Granville, 2009


O lagarto teiú, com seu quase um metro de comprimento, vem se arrastando tranquilamente pelo gramado, meio que camuflado pela sombra das árvores. Para nossa surpresa e espanto geral dos gatos, sem cerimônia ele sobe um degrau e entra na cozinha pra filar uma bóia, no caso o resto da ração dos bichanos. Tento me levantar discretamente da mesa para pegar minha câmera e filmar a cena. Não consigo, ele assusta e sai em disparada, com um dos gatos arrepiado observando tudo sem entender nada. Logo depois, lá está nosso teiú novamente refrescando-se dentro da vasilha de barro que usamos para colocar água pros bichos. Mas ele é muito comprido para o recipiente, então fica com a barriga submersa e um monte de rabo e cabeça sobrando pros lados. Novamente, ele é mais rápido que eu e vai embora antes que eu consiga uma foto...

A única imagem que conseguimos até agora do teiú invasor :-)
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Alguns meses atrás foi o tamanduá-bandeira passando ao lado da cerca dos fundos, às 3 da tarde, a menos de 10 metros de onde sento para trabalhar. Semanas depois veio o tamanduá-mirim, surpreendido pelos faróis do carro enquanto rastejava por baixo da porteira de entrada da garagem, ao chegarmos em casa à noite . Nem se assustou, entrou no jardim e calmamente subiu na árvore. As três cotias já são presença constante (a mãe e dois filhotões que acompanhamos desde que eram pequenos), bem como os quatis que vira e mexe nos fazem uma visitinha. Tem ainda a inofensiva cobra cipó que um dia apareceu no vaso sanitário e as pererecas que vivem coaxando pela casa. Assim, além das aves já contabilizamos 11 espécies de mamíferos e 9 de répteis por aqui. Os gatos parecem já ter se acostumado e vivem conformados em compartilhar o espaço com tanta criatura diferente.

Tamanduá-mirim pego em flagrante enquanto
invadia o jardim pela porta de entrada.
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Não, nós não moramos em uma fazenda no meio do mato. Estamos a menos de 2 km do centro de Bonito, em um dos últimos fragmentos de mata e cerrado que restam no entorno da cidade. Esta abundância me levou a criar, meses atrás, uma comunidade no Orkut dedicada ao tema. A ideia é trocar experiências sobre como tornar nossos jardins mais amigáveis para os animais, compartilhar fotos feitas ao redor de sua casa e discutir maneiras de evitar que os bichos fiquem "folgados demais" podendo se tornar um problema. Participe deste movimento, tenha você também um jardim (ou mesmo sacada do apartamento) que siga os conceitos de "animal friendly", como o termo é conhecido lá fora. O prazer de passar o dia-a-dia junto à vida selvagem é indescritível!

Leia o excelente texto do amigo passarinho Guto Carvalho
que traduz um pouco deste sentimento.

O jardim que faz a alegria da bicharada.
Clique aqui para nos ver de perto!
Foto: © Daniel De Granville, 2009

.
.
.

5 comentários:

  1. Micro, que delícia de quintal... Tem um puxadinho pra visitas? Me lembrei de várias imagens caimanescas - uma delas na minha segunda temporada, morando lá na Pesquisa com MM e Fernanda. A gatinha da Fê, Tinga, tava prontinha pra dar o bote numa ema... A ema só faltou rir dela. Urutau no quintal de casa, quem diria... Vocês vivem no paraíso, e espero que se dêem conta disso! Tô aqui com inveja - e saudade! Gato branco, o contrário do Pipistrelo?

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Uaua!
    Tava adorando ver o primeiro bichinho, mas a cobra e o lagarto me deram um susto medonho.
    Agora, ainda bem que você terminou co este carinha simpático do tamanduázinho.
    Lindo teu jardim, mas fiquei com medinho sinceramente. heheh
    bs cariocas

    ResponderExcluir
  3. Daniel,
    A tranquilidade do gato observando o lagarto teiú foi o que mais me impressionou. Sinal de que o bicho já "é de casa" mesmo... Aliás, olhando o mapa, sua casa fica bem longe de qualquer vizinho, né?
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Camélia, Beth, Paula! Fiquei feliz com suas visitas :-)

    Paula, a foto de satélite do mapa é meio desatualizada (2006), agora temos um casal de vizinhos no terreno ao lado. Mas são extremamente sossegados, acredito que lugares como este atraem pessoas com perfis parecidos. Bom para nós, bom para os bichos! Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, vcs moram no paraíso!!! Parabéns!

    ResponderExcluir