segunda-feira, novembro 02, 2009

Tucano na Janela

O cartão do tucano é o segundo mais vendido
da minha série com 18 modelos de postais!
Arte e Foto: © Daniel De Granville, 2008/2009


Tucano é um bicho tão colorido e chamativo que chega a ser quase cafona: bicão laranja com gradientes de amarelo e vermelho, pés azuis, olho preto envolto por um anel azul inserido em um triângulo invertido alaranjado, corpo preto, papo branco, ventre vermelho, língua que parece uma pena. Turista gringo no Brasil adora – compra camiseta, jogo americano, cartão postal, imã de geladeira de tucano.

É realmente impossível não gostar de tanta variedade reunida numa só ave. Por essas e outras que tucanos e araras são quase um ícone de país tropical. Uma visita ao nosso Cerrado ou ao Pantanal sem ver ao menos um deles parece um passeio incompleto. Vai-se embora pra casa com a sensação frustrante de que faltou alguma coisa. Não é um bicho raro nem difícil de ver, mas conta bastante ponto junto a apreciadores da natureza.

"Pé de tucano" no Pantanal
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Por isto que, duas manhãs atrás, me senti ainda mais privilegiado por estar vivendo em um jardim cheio de bichos (já falei sobre o assunto nesta postagem): acordamos, abrimos a enorme janela do nosso quarto e, sem sair da cama, vimos os três tucanos comendo frutinhos da capororoca. Pedi pra Tietta alcançar minha câmera. Eu já tenho dúzias de imagens de tucano em tudo quanto é posição, mas o gostinho de poder falar para os amigos que esta foto específica - a que aparece logo abaixo - eu tirei sem precisar nem sair da cama tem um gostinho especial : -)

O dia começa como outro qualquer: Despertar, abrir os olhos,
abrir a janela, dar bom dia pro tucano, escovar os dentes, tomar café...
Foto: © Daniel De Granville, 2009

.
.
.

2 comentários:

  1. Deliciosa postagem. Dar bom dia prá tucanos, muito comum. Aqui em sampa dou bom dia pros periquitos-ricos (maritaca para os paulistanos).

    ResponderExcluir
  2. Onde posso adquirir esses postais de tucano? coleciono postais nesse tema... maykawamoto@gmail.com

    ResponderExcluir