sexta-feira, novembro 27, 2009

O Udu Ganha o Mundo

.
.
.Selo dos Correios homenageia o
udu-de-coroa-azul, Ave Símbolo de Bonito!


Já contei aqui no blog toda a saga de oficializarmos o udu-de-coroa-azul como Ave Símbolo de Bonito (MS), juntamente com a criação do Dia Municipal das Aves (saiba mais).

Então hoje temos mais uma surpresa para reforçar o status de celebridade desta ave na nossa região: em parceria com os Correios, a Câmara Municipal de Bonito lançou um selo comemorativo cujo motivo é exatamente o udu. Para mim, o acontecimento tem importância especial, já que a foto escolhida para divulgar a ave mundo afora é de minha autoria!

.
.
.

segunda-feira, novembro 23, 2009

A volta do urutau


.
.
.Sempre alerta!
Foto: © Daniel De Granville, 2009



Meu primeiro contato com um urutau foi bastante inusitado, e de lá pra cá esta ave tem sempre me acompanhado com histórias marcantes.

Uns dois anos após eu ter ido morar no Pantanal em 1994, certo dia minha mãe telefona de nossa casa em Ribeirão Preto. Queria me contar sobre uma ave esquisita que havia se estabelecido na ponta do galho de uma árvore a poucos metros da janela de seu quarto, no sobrado onde morávamos. Ninguém sabia nada sobre o bicho, a não ser o Seu Pedro, vigia da rua que havia crescido na zona rural. Ele dizia que era a mãe-da-lua, conhecia seu canto, seus hábitos e lendas curiosas.

Meus pais estavam muito incomodados com o fato de que a ave estava chamando muita atenção, a ponto de algumas crianças da rua quererem jogar pedras para conferir se aquele toco era mesmo um bicho. Ligaram na Universidade local para oferecer apoio se algum aluno de biologia quisesse acompanhar a história. Não houve interesse. Então sugeri que a melhor maneira de proteger o bichinho seria tornando-o mais famoso ainda, ao invés de tentar escondê-lo e enxotar a molecada. Assim, entraram em contato com a televisão e no dia seguinte lá estava toda a equipe de reportagem filmando o “toco”, entrevistando minha mãe e – é claro – o Seu Pedro, afinal a identificação da espécie havia sido responsabilidade dele. Minha ideia funcionou: a partir daí o bicho virou celebridade, todo mundo parava na esquina de casa para ver a personalidade do bairro que havia saído na TV. Seu Pedro, todo orgulhoso, tornou-se o guia oficial dos observadores de aves do pedaço.

Mas afinal, por que decidi contar essa história hoje? É que, quase um ano depois de voltarmos a morar em Bonito, pela segunda vez temos a chance de acompanhar um ninho ativo de urutau (ou mãe-da-lua, como também é conhecido), o mesmo que fotografei e comentei nesta postagem de dezembro passado. Para mim é mais uma comprovação prática de que a ave retorna ao mesmo local todo ano para fazer seu ninho. Ou melhor, botar seu ovo e criar o filhote, já que ninho mesmo eles não fazem não.

Sorria, você está sendo fotografado
Foto: © Daniel De Granville, 2009


E, a exemplo do urutau da casa de meus pais 13 anos atrás, este daqui também está ficando famoso. Afinal, uns dias atrás levei o Luciano Candisani, amigo e premiado fotógrafo da National Geographic, para fotografar a cena. A história acabou saindo no blog da revista, onde ele conta as aventuras de seu trabalho na natureza.

Agora estamos na torcida para que dentro de uns dias, assim como no ano passado, o filhote nasça e eu possa acompanhar e fotografar seu crescimento. Aguardem!


segunda-feira, novembro 16, 2009

Fernando de Noronha


.
.
.Parece que já vi este lugar antes em algum lugar...
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Existem algumas imagens que fazem parte da vida dos brasileiros praticamente desde que nascemos e podem ser consideradas ícones nacionais. Elas aparecem para nós nos noticiários, filmes, propagandas e novelas da TV, nas revistas, jornais, livros da escola, folhetos de turismo, pôsteres decorativos e na internet, povoando nossos sonhos de conhecer o país onde vivemos. Para mim, alguns exemplos marcantes são o Corcovado no Rio de Janeiro, a Floresta Amazônica no norte e o Morro Dois Irmãos em Fernando de Noronha.

O simpático mabuia, lagarto que só existe em Noronha
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Pois nas últimas semanas tive a chance de rever com mais calma a Amazônia e o Rio de Janeiro (leia) e finalmente conhecer nosso famoso arquipélago marinho. Para chegar lá, tive que cruzar praticamente todo o país em 7 conexões aéreas, passei 11 horas seguidas no aeroporto de Recife devido a voos atrasados, mas valeu cada segundo! Melhor do que contar histórias da viagem, seguem algumas fotos feitas por mim enquanto guiava um grupo que, como eu, ficava maravilhado a cada nova descoberta.

A primeira visão da Ilha
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Paisagens quase excessivamente coloridas, piscinas naturais tão peculiares que às vezes pareciam imagens de outro planeta, mergulhos com tartarugas, arraias, centenas de peixes e até inofensivos tubarões. E pensar que, um dia, viver na ilha principal era um castigo reservado a prisioneiros políticos – e que praticamente toda sua vegetação foi derrubada para dificultar a fuga dos presos...

É aqui na Terra, mas podia bem ser em outro planeta
Foto: © Daniel De Granville, 2009


(Apesar da limpidez das águas e da riqueza de fauna, a meu ver minha primeira incursão pela fotografia submarina foi um fracasso. Dificuldades com o equipamento, pouca familiaridade com o ambiente visitado, mais algumas lições fotográficas aprendidas.)

Uma das únicas fotos subaquáticas que dá pra aproveitar
Foto: © Daniel De Granville, 2009

.
.
.

segunda-feira, novembro 02, 2009

Tucano na Janela

O cartão do tucano é o segundo mais vendido
da minha série com 18 modelos de postais!
Arte e Foto: © Daniel De Granville, 2008/2009


Tucano é um bicho tão colorido e chamativo que chega a ser quase cafona: bicão laranja com gradientes de amarelo e vermelho, pés azuis, olho preto envolto por um anel azul inserido em um triângulo invertido alaranjado, corpo preto, papo branco, ventre vermelho, língua que parece uma pena. Turista gringo no Brasil adora – compra camiseta, jogo americano, cartão postal, imã de geladeira de tucano.

É realmente impossível não gostar de tanta variedade reunida numa só ave. Por essas e outras que tucanos e araras são quase um ícone de país tropical. Uma visita ao nosso Cerrado ou ao Pantanal sem ver ao menos um deles parece um passeio incompleto. Vai-se embora pra casa com a sensação frustrante de que faltou alguma coisa. Não é um bicho raro nem difícil de ver, mas conta bastante ponto junto a apreciadores da natureza.

"Pé de tucano" no Pantanal
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Por isto que, duas manhãs atrás, me senti ainda mais privilegiado por estar vivendo em um jardim cheio de bichos (já falei sobre o assunto nesta postagem): acordamos, abrimos a enorme janela do nosso quarto e, sem sair da cama, vimos os três tucanos comendo frutinhos da capororoca. Pedi pra Tietta alcançar minha câmera. Eu já tenho dúzias de imagens de tucano em tudo quanto é posição, mas o gostinho de poder falar para os amigos que esta foto específica - a que aparece logo abaixo - eu tirei sem precisar nem sair da cama tem um gostinho especial : -)

O dia começa como outro qualquer: Despertar, abrir os olhos,
abrir a janela, dar bom dia pro tucano, escovar os dentes, tomar café...
Foto: © Daniel De Granville, 2009

.
.
.