domingo, novembro 21, 2010

¡Y Viva Los Pajaritos!

.
.
Uma das imagens que fará parte de
nossa
exposição na Argentina.
Foto: © Daniel De Granville, 2009


De uma forma ou de outra, os animais têm sido nosso objeto de lazer, nossa fonte de inspiração e nosso objeto de trabalho há vários anos. Nos divertimos, temos ideias e ganhamos a vida graças a eles, seja fotografando, guiando, pesquisando ou ensinando as pessoas a apreciá-los e respeitá-los.

Assim, estamos partindo para a Patagônia Argentina dentro de algumas horas para participar da Feria de Aves de Sudamerica, um encontro anual de observadores de aves e amantes da natureza que acontece em San Martin de Los Andes de 24 a 27 de novembro. Eu apresentarei uma conferência com o tema “Oportunidades para fotografia e observação de vida selvagem no Brasil: uma viagem pela natureza brasileira” e a Tietta fará uma versão de sua tão solicitada palestra sobre “Infraestrutura necessária para observação de aves em empreendimentos turísticos”, que já foi mostrada em várias localidades do Brasil, em Portugal e agora viaja para a terra dos irmãos argentinos. Além disto, faremos uma exposição com 22 fotografias de minha autoria mostrando a natureza do Brasil.

Nosso muito obrigado a todos estes parceiros aí de cima,
sem os quais nossa participação não seria possível.

O mais legal de tudo é que o trade turístico de Bonito e do Pantanal, além de instituições em São Paulo, Belo Horizonte e na própria Patagônia, se mobilizaram no sentido de viabilizar nossa participação. Estamos sendo patrocinados por mais de vinte entidades que acreditam na observação de aves e da vida selvagem em geral como um grande nicho de mercado ainda subaproveitado em nosso país.

Páginas de abertura das nossas palestras.


É uma excelente maneira de marcar a presença de Bonito, do Pantanal e de outras regiões naturais do Brasil como destinos para estas atividades. Nós estamos indo voluntariamente, sem receber remuneração financeira (apenas ajuda de custo), e as instituições parceiras ratearam os custos entre elas. Assim não fica pesado para ninguém e todos ganham! Aguarde notícias da gelada Patagônia ao longo dos próximos dias.

RELAÇÃO DAS ENTIDADES PARCEIRAS QUE NOS APOIARAM
FINANCEIRAMENTE (F) OU INSTITUCIONALMENTE (I)

Agência Ar (F)
Ambiental Expedições (F)
Associação Bonitense de Hotelaria (I)
Associação de Guias de Turismo de Bonito (F)
Associação Bonitense de Agências Turismo (F)
Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região (I)
Boca da Onça Ecoturismo (F)
Buraco das Araras Ecoturismo (F)
Chalé Apart Hotel (F)
Conselho Municipal de Turismo de Bonito (I)
Estância Mimosa Ecoturismo (F)
Fazenda San Francisco Agro Ecoturismo (F)
Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (F)
Hotel Bonsai (F)
Hotel Cabanas (F)
Hotel Piramiúna (F)
Hotel Pousada Águas de Bonito (F)
Leo Persi Consultoria em Ecoturismo (F)
Pousada do Peralta (F)
Pousada Olho d'Água (F)
Recanto Ecológico Rio da Prata (F)
Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito (F)
South Wild | Jaguar Research Center (F)

.
.
.

sábado, novembro 06, 2010

A Vida Imita a Arte

.
.
Mãe de besourinho-de-bico-vermelho alimenta
os filhotes em seu ninho dentro da loja!

Foto: © Daniel De Granville, 2010



Há alguns meses a Tietta escreveu, em um dos seus contos de passarinho, sobre um beija-flor que decide fazer o ninho perto da lâmpada da cozinha na casa do personagem principal de sua história. Esta semana, a ficção se transformou em fato.

Um dos clientes para o qual fornecemos nossos cartões postais é a lojinha da Casa do João, famoso restaurante de um amigo aqui de Bonito. Uns dias atrás, quando passamos para fazer a reposição rotineira de estoque, a Rita (responsável pelas vendas) nos falou que uma beija-flor estava no ninho, com dois filhotes, no teto da loja. E mais: era a terceira vez que procriava lá! Logo comecei a planejar como faria para fotografar a cena inusitada, já me informei de que mamãe beija-flor e seus filhotes não davam a mínima para os clientes curiosos que iam à loja fazer compras e não resistiam a vontade de tirar umas fotos. Fiquei de voltar “um dia desses”, quando conseguisse me programar.

Os dois filhotes no aconchego do lar
Foto: © Daniel De Granville, 2010


Ontem a Rita me ligou desesperada: “Daniel, acho bom você vir hoje mesmo, pois acho que os filhotes estão quase voando e indo embora”. Meio desconfiado, já que os bichinhos da semana anterior nem pena tinham, decidi conferir. E não é que ela estava certa?! Ambos já estavam emplumados e ficando cada vez mais parecidos com a mãe. Arrumamos uma escada para eu subir e ficar de longe fotografando. Mas, apesar de todo o conforto de estar sob um teto, logo descobri que não seria uma foto fácil. Primeiro, porque a mãe vinha apenas a cada 20 ou 30 minutos, alimentava rapidamente os filhotes por alguns segundos e depois saía novamente. Segundo, pelo fato da loja ser relativamente pequena, então a escolha da lente e da posição ideais tinha de ser criteriosa. Terceiro, pelo ninho estar muito perto do forro branco, que eu não queria incluir nas fotos. Mas algumas das imagens saíram quase como eu imaginava, nas duas visitas que fiz ao local.

Ensaiando o primeiro voo.
Foto: © Daniel De Granville, 2010

O mais legal foi o privilégio de poder ver os dois filhotes treinarem os seus primeiros voos, prontos para abandonar o lar (um ontem e o outro hoje). Esta manhã, quando cheguei e vi apenas um deles no ninho, logo imaginei o que tinha acontecido: o filhote que parecia maior e mais forte já havia se aventurado pelo jardim e sua mãe ainda o alimentava, o que deve continuar até que ele seja capaz de se virar sozinho. O outro, mais fraquinho, aproveitou que agora era “filho único”, se encheu de energia e arriscou seguir o caminho do irmão. Até a hora que fui embora, ele ainda não havia criado coragem de voar, mas por várias vezes bateu as asas num preparativo para decolar. Amanhã vou saber o que aconteceu.


Onde está o ninho?
(passe o mouse sobre a imagem e descubra)
Foto: © Daniel De Granville, 2010


(Se ficou curioso para ler o conto da Tietta, acho que vai ter de esperar o livro dela ser publicado :-)

.
.