domingo, março 18, 2012

Reflexões Para Além da Fotografia...

.: ATUALIZAÇÃO DE 27/MAR/2012 :.
A campanha funcionou: após esta postagem e uma série de manifestações no Facebook, a Nikon decidiu retirar seu patrocínio ao site de caçadores! Veja a página dos matadores de ursos-polares já sem a logomarca da Nikon!
.
.Girafas na África do Sul, uma das regiões mais procuradas
por fotógrafos de natureza e caçadores de animais silvestres.
Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2009

A ideia desta postagem começou a partir de uma história que vi hoje no Facebook, sobre uma atendente da Delta Airlines cujo hobby é caçar animais silvestres como ursos-polares. O autor pedia assinaturas para um abaixo-assinado que será enviado à companhia aérea, solicitando que a funcionária em questão seja estimulada a abandonar a prática ou mesmo desligada de seus quadros, pois passaria uma imagem negativa da empresa. Não é meu objetivo aqui discutir este caso específico, mas sim como associei isto à minha atuação como fotógrafo de natureza em tempos nos quais a relação cliente-consumidor evolui tão rápido.

Fui pesquisar e descobri que a caçadora e seu esposo mantém um site comercial ativo e têm como um dos patrocinadores a Nikon, famosa fabricante mundial de equipamentos ópticos e fotográficos em geral. Opa! Então meus vários amigos fotógrafos que preferem a Nikon estão dando dinheiro para uma empresa que patrocina a matança dos bichos que eles fotografam?! Achei a história interessante, incômoda e merecedora de uma reflexão.

Via de regra, quem fotografa a natureza gosta de vida silvestre e, caso seja um profissional, ganha seu sustento através dela. São pelo menos dois bons motivos para que tais pessoas se engajem nas causas ambientais, como de fato ocorre, seja de maneira menos formal ou participando de entidades como a ILCP (sigla em inglês para a prestigiada Liga Internacional de Fotógrafos pela Conservação).

Captura de tela do site Bows-R-Us Outdoors
mostrando sua lista de patrocinadores.


Voltando ao caso da Nikon, os tantos fotógrafos de natureza que têm predileção por esta importante marca deveriam se desfazer de todo seu equipamento e procurar outro fabricante? Seria uma atitude um tanto extrema e exagerada, mas faria sentido entrarem em contato com a empresa com uma abordagem positiva, solicitando à Nikon ser mais criteriosa com relação a quem é merecedor de seu patrocínio. Uma manifestação de apreço e respeito pela sua marca preferida, ao mesmo tempo demonstrando o quanto os consumidores hoje estão antenados nestes detalhes que alguns anos atrás poderiam passar despercebidos.

Captura de tela do site da Canon mostrando sua seção mensal
"Wildlife as Canon Sees It".

Pra reforçar ainda mais a argumentação junto a este fabricante, cabe lembrar que uma das peças publicitárias mais conhecidas da maior rival da Nikon – a japonesa Canon – é a "Wildlife as Canon Sees It", página publicada mensalmente na revista National Geographic onde eles contam histórias sobre alguma espécie de animal ameaçada de extinção pela ação humana e estimulam sua conservação. Pode até ser só jogada de marketing, mas pelo menos neste caso muito bem direcionada.
.
.
.

2 comentários:

  1. Muito legal a postagem, Daniel! To meio "out" estes dias e não acompanhei este caso na mídia/rede.

    Como usuário Nikon me deu uma decepção saber que a marca que patrocina grandes fotógrafos de Natureza, também patrocina outros que a destroem. É controverso e tragico. Embora exista uma questão cultural bastante complexa, mas penso que o bom-senso e o evidente declínio das populações e das dimensões naturais, deva leva qualquer empresa a se basear na sustentabilidade e a manutenção de uma planeta melhor.

    Vou contatar a Nikon para manifestar meu desagrado, pois sendo omisso, passo a ser, de alguma forma, cúmplice.

    É como diz a musica: " se não faz parte da solução, faz parte do problema".

    Te convido a conhecer meu Blog – Correndo Trecho.

    Forte abraço,
    Vinicius

    ResponderExcluir
  2. Opa Vinicius, tudo bem? Obrigado pela tua visita e pelo comentário. Acho que você comentou antes da atualização que fiz nesta postagem, dá uma olhada lá no alto da página! Muito bacana o "Correndo Trecho" também, dei uma olhada lá, achei fantástica a foto do lagarto com o mosquito nas costas, especialmente a iluminação deu um belo destaque pra cena. Abraços!

    ResponderExcluir