segunda-feira, outubro 02, 2006

Projeto Pantanal Vai à Praia

.
.
.

ARTE © Ronald Rosa, 1999


A primeira viagem que fiz cujo objetivo principal era a fotografia – ou seja, minha primeira expedição fotográfica propriamente dita – aconteceu em 1999, dentro do Projeto “Pantanal Vai à Praia”.

Durante 4 meses e meio, eu e os companheiros Tietta Pivatto e Guto Bertagnolli percorremos em bicicletas um trecho de 4.500 km do litoral entre Vitória (ES) e São Luiz (MA), levando uma exposição sobre o Pantanal com fotografias de nossa autoria, música regional e objetos típicos.

O objetivo foi promover um intercâmbio cultural entre estas duas regiões situadas em extremos opostos do Brasil. Ao mesmo tempo em que apresentávamos o material sobre o Pantanal, colhíamos registros fotográficos e textuais sobre o Nordeste, que seriam utilizados em uma segunda fase onde pretendíamos fazer o inverso: pedalar pela planície pantaneira mostrando a cultura nordestina. Infelizmente esta etapa nunca foi realizada – ou ao menos não até hoje...

Chegando em Jericoacoara (CE), 29 de julho de 1999
FOTO © Daniel De Granville, 1999


A fotografia digital ainda engatinhava por aqui, então a maioria absoluta das imagens que fizemos foi em cromo e negativo. Foram aproximadamente 3.400 fotos, sendo cerca de 250 delas com uma câmera Nikon Coolpix 100 de inacreditáveis 0,3 Megapixels (um luxo na época!), emprestada por um dos mais de 30 patrocinadores que apoiaram o Projeto.

Foram 145 dias de viagem, onde fizemos 71 exposições, 16 palestras e 15 trabalhos de educação ambiental em escolas. Participamos de 33 entrevistas para TV/rádio e saímos em 21 matérias em revistas/jornais.


Saiba mais sobre o Projeto Pantanal Vai à Praia!
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário