quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Um Dia Despretensioso

.
.
.A natureza está sempre de braços abertos para você!
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Tem dias em que saio de casa para fotografar de maneira despretensiosa, sem nenhum objetivo específico ou expectativa de captar uma imagem interessante. É bem diferente de sair a trabalho com a obrigação de obter uma determinada foto. Foi assim no sábado passado, quando Tietta e eu fomos à Estância Mimosa, aqui em Bonito: ela para resolver umas questões profissionais; eu meio que “passeando” e aproveitando para matar saudades do lugar.

Nosso horário não era tão rígido, como normalmente precisaria ser caso estivéssemos saindo para observar aves. Mesmo assim – saindo tarde e sem a intenção de fotografar seriamente – conseguimos dois flagrantes bem bacanas. O primeiro foi um tamanduá-mirim que cruzou nosso caminho antes mesmo de chegarmos à Sede da fazenda. A outra imagem, uma cena que nunca havíamos visto ao vivo: no pneu do nosso carro, uma cigarra eclodindo de seu exoesqueleto (processo denominado ecdise).

Uma cena que nunca havíamos presenciado!
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Como o carro ficou parado no mesmo local por pouco mais de uma hora, até agora estamos em dúvida se foi neste intervalo de tempo que ela subiu e eclodiu, ou se havia escalado o pneu enquanto ainda estávamos na Sede (nesta hipótese, acho difícil que tenha se mantido sem cair durante os 1,5 km que dirigimos até a trilha).

Enfim, mais uma vez voltamos para casa com a certeza de que precisamos sempre sair e apreciar pequenos detalhes que a natureza nos traz – afinal, é uma atividade que faz bem à saúde (leia mais no interessante texto “O poder reparador da natureza”, de autoria do colega e amigo José Sabino).
.
.
.

Um comentário:

  1. Daniel,
    Eu diria: "que grande dia!"
    O resultado são essas fotos espetaculares. Adorei.

    ResponderExcluir