terça-feira, julho 21, 2009

Instituto SOS Pantanal


.
.Capa do folheto de divulgação do Instituto SOS Pantanal
Fotos: © Daniel De Granville, 2006


“Informação e diálogo para um Pantanal sustentável”. Com este lema, foi anunciada oficialmente na semana passada a criação do Instituto SOS Pantanal, com o apoio de pessoas e instituições renomadas que têm longa história de trabalhos em defesa da região. Trazendo para o debate desde o início diversos segmentos envolvidos na gestão do Pantanal, como entidades ambientalistas, produtores rurais, empresas, universidades e o poder público, a iniciativa é muito promissora.

O primeiro resultado concreto da atuação da SOS Pantanal foi a publicação do mais recente e criterioso mapeamento da cobertura vegetal da Bacia do Alto Paraguai, com dados de 2002 a 2008, onde concluiu-se que a vegetação na planície pantaneira permanece intacta em 85% de sua área. Quando pensamos que outros biomas brasileiros – como a Mata Atlântica e até a Amazônia – já perderam porcentagens maiores de sua cobertura, a notícia é animadora, mas tem outro lado preocupante: dos planaltos adjacentes ao Pantanal só restam 40%, o resto já virou pasto, lavoura, canavial, carvão...

Paisagem de um Pantanal que todos queremos ver
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Além do meu imenso apego e preocupação natural com a região, tenho especial apreço pela recém-criada entidade por pelo menos dois motivos: primeiro, por ter participado de quase todas as reuniões iniciais de criação do instituto, como intérprete e facilitador, em setembro do ano passado. Segundo, por ter tido o prazer de ceder, sem custos, as fotografias de minha autoria para produção dos materiais gráficos de divulgação. Cada um colabora como pode, e esta é uma das formas que tenho para ajudar o Pantanal: divulgando suas belezas e problemas através de imagens.
.
.
.

Um comentário:

  1. Valeu Daniel!!!!!!!!!
    Você realmente sabe fazer o que faz!!!!!!!
    Saudades Elaine DF

    ResponderExcluir