segunda-feira, agosto 10, 2009

O Pantanal é o Cara!

.
.
.Tamanduá-mirim dando um passeio
pelo Pantanal com seu filhote
Foto: © Daniel De Granville, 2009


“Tem um tamanduá-mirim com filhote na frente da pousada!”, disse o nosso guia interrompendo a apresentação de slides que uma de nossas clientes, fotógrafa profissional, fazia para o grupo. Ninguém ficou incomodado com a intervenção – afinal, os slides sempre poderiam ser retomados depois. Já tamanduá com filhote...

Saímos no jardim e lá estavam eles, demonstrando muito menos preocupação do que poderia se supor de um bicho que de repente se vê rodeado por uma horda de câmeras e flashes. Todos fizeram suas fotos e decidiram voltar para a sala - menos eu, Kelly, Mariana, Mike e nosso guia Fabiano, ainda fascinados com a cena rara. Todos satisfeitos, decidimos deixar os bichinhos irem embora em paz. Mal sabíamos o que estava por vir...

Depois deles terem se afastado uns 30 metros, chega um lobinho pra lá de curioso demonstrando um interesse excessivo naquela dupla de comedores de formigas. Entendemos no ato o que estava acontecendo: o filhotinho, que mais parecia um bicho de pelúcia, estava prestes a virar jantar. Deixamos nosso purismo biológico de lado e decidimos que era necessário interferir na cena: andamos em direção ao trio, espantando o lobinho, e fomos acompanhar os tamanduás até a árvore mais próxima, onde estariam a salvo. E foi assim que mamãe tamanduá ganhou uma escolta humana pelos próximos 200 metros e 10 minutos até chegar em local seguro. Sinto muito, Seu Lobinho, mas esta noite o Sr. vai ter que buscar outra coisa pra comer. Missão cumprida, de volta aos slides da Kelly!

O lobinho bonzinho quase teve sua noite de lobo-mau!
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Não conheço nenhum local onde cenas assim sejam tão possíveis e quase corriqueiras. O fato só veio reforçar a constatação que eu tive há alguns dias: de que o Pantanal é para mim o melhor lugar para se ver e fotografar vida selvagem, natureza, paisagens, cultura regional e muitas outras coisas. Cada vez mais eu entendo que este foi o principal motivo que nos levou à decisão de voltar a morar na região após quase dois anos em São Paulo.

Quer conferir? Então seja bem-vindo à nova Galeria do Mês do Fotograma, com uma seleção de 20 imagens que fiz durante esses meses de inverno em três biomas brasileiros onde estive: Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Para ver as imagens, clique aqui e escolha a galeria 08.2009. Caso tenha alguma dificuldade, por favor tente este link alternativo. Boa viagem!


Outro tamanduá, desta vez o bandeira,
troca umas ideias com a seriema!
Foto: © Daniel De Granville, 2009

.
.
.

5 comentários:

  1. daniel, concordo totalmente, o Pantanal é o cara. Já estive por aí 8 vezes e meu sonho é aí morar.

    ResponderExcluir
  2. O Pantanal é o cara, e você mais o cara ainda, porque seu texto me trouxe lágrimas nos olhos de saudade de lá. Traduzi pro Lars, que passou apenas uns dias lá, e ele também se emocionou com a descrição da cena... E essa foto do tamanduá com a seriema, parece coisa de livro infantil, só falta eles falarem algo do tipo "Olha só como o jaboti tá atrasado!"

    As fotos são sensacionais, mesmo!

    beijo
    Camélien

    ResponderExcluir
  3. Não ganhei o guia não... Manda um pra mim? Aliás, minha irmá tá vindo no Domingo... Acho quer não dá mais tempo de mandar por ela...

    Mas eu quero um mesmo!

    beijo
    Camélienkopf

    ResponderExcluir
  4. Oi, Daniel!
    Vim conhecer teu pedaço porquê nossa amiga Camila falou de nós dois lá no blog dela e fez até um paralelo entre nossos posts.
    Adorei as suas fotos, principalmente a do tamanduá com o filhote e as araras maravilhosas.
    Realmente, um privilégio ver de perto estas maravilhas e quando guardadas pelas lentes poderosas de um profissional, ficam para a eternidade.
    Fiqui impressionada com o tal bicho de pé que vc mostrou abaixo. Que coisa mais estranha!
    Mas, já vi muita gente falar que pegou esses bichinhos e que foi uma coisa difícil se livrar deles.
    |Acho que vou segui-lo e já coloquei seu link entre meus favoritos.
    um abração carioca

    ResponderExcluir
  5. Elaine19:40

    Daniel,
    A noite do encontro com os tamanduás foi sensacional.Estamos morrendo de saudades.Beijos saudosos! Elaine

    ResponderExcluir