segunda-feira, novembro 16, 2009

Fernando de Noronha


.
.
.Parece que já vi este lugar antes em algum lugar...
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Existem algumas imagens que fazem parte da vida dos brasileiros praticamente desde que nascemos e podem ser consideradas ícones nacionais. Elas aparecem para nós nos noticiários, filmes, propagandas e novelas da TV, nas revistas, jornais, livros da escola, folhetos de turismo, pôsteres decorativos e na internet, povoando nossos sonhos de conhecer o país onde vivemos. Para mim, alguns exemplos marcantes são o Corcovado no Rio de Janeiro, a Floresta Amazônica no norte e o Morro Dois Irmãos em Fernando de Noronha.

O simpático mabuia, lagarto que só existe em Noronha
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Pois nas últimas semanas tive a chance de rever com mais calma a Amazônia e o Rio de Janeiro (leia) e finalmente conhecer nosso famoso arquipélago marinho. Para chegar lá, tive que cruzar praticamente todo o país em 7 conexões aéreas, passei 11 horas seguidas no aeroporto de Recife devido a voos atrasados, mas valeu cada segundo! Melhor do que contar histórias da viagem, seguem algumas fotos feitas por mim enquanto guiava um grupo que, como eu, ficava maravilhado a cada nova descoberta.

A primeira visão da Ilha
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Paisagens quase excessivamente coloridas, piscinas naturais tão peculiares que às vezes pareciam imagens de outro planeta, mergulhos com tartarugas, arraias, centenas de peixes e até inofensivos tubarões. E pensar que, um dia, viver na ilha principal era um castigo reservado a prisioneiros políticos – e que praticamente toda sua vegetação foi derrubada para dificultar a fuga dos presos...

É aqui na Terra, mas podia bem ser em outro planeta
Foto: © Daniel De Granville, 2009


(Apesar da limpidez das águas e da riqueza de fauna, a meu ver minha primeira incursão pela fotografia submarina foi um fracasso. Dificuldades com o equipamento, pouca familiaridade com o ambiente visitado, mais algumas lições fotográficas aprendidas.)

Uma das únicas fotos subaquáticas que dá pra aproveitar
Foto: © Daniel De Granville, 2009

.
.
.

2 comentários:

  1. Tá bonita a foto da tararuga, seu perfeccionista! E mais um universo pra você explorar... Eu ainda não conheço Noronha. Ah, um dia...

    beijo da Camélia

    ResponderExcluir
  2. Ah, Daniel! Ficou show!!! Tem que ver as minhas, e eu já estava me achando!!! (até ver a sua!) rs
    bjo

    ResponderExcluir