quinta-feira, julho 29, 2010

Documentário no Ar

Arte e Foto: © Daniel De Granville, 2007


Em 2007, quando estava cursando a pós-graduação em Jornalismo Científico na Unicamp (SP), eu e um grupo de colegas produzimos um documentário de 20 minutos sobre a Umbanda, religião afro-brasileira que tem forte relação com elementos da natureza. O título é “Ecos de Aruanda: um encontro entre religiosidade e conservação ambiental”.

A proposta do trabalho, parte da disciplina “Multimeios”, era criar um produto de mídia com a temática da educação ambiental. Nosso grupo optou por este formato exatamente pelo fato de nenhum de nós jamais ter trabalhado seriamente com vídeo, portanto a ideia do documentário seria um bom aprendizado para todos. No processo de pesquisa, conhecemos membros da Tenda Espírita de Umbanda Cosme e Damião, de Jundiaí (SP), que demonstrava lidar de forma diferenciada com os recursos naturais. As gravações foram realizadas em Jundiaí e na Serra do Japi, uma área de conservação municipal.

Finalmente conseguimos disponibilizar o material na internet, portanto seja bem vindo para assistir “Ecos de Aruanda” nas janelas abaixo ou através destes links: PARTE 1 | PARTE 2. Bom proveito!





DESCRIÇÃO:
Trabalho experimental realizado em 2007 na Serra do Japi (Jundiaí, SP), durante a disciplina "Oficina de Multimeios", integrante do curso de Especialização em Jornalismo Científico oferecido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor - Unicamp).

SINOPSE:
“A umbanda é freqüentemente associada à força dos orixás e às celebrações nos terreiros. O que nem sempre se destaca é sua forte ligação com a natureza, sendo comum em algumas regiões as oferendas dos rituais em áreas naturais. A prática é controversa, pois objetos como velas e alimentos, material que poderia trazer danos ao ambiente, às vezes são deixados para trás.

Neste documentário, umbandistas, autoridades e pesquisadores contam suas experiências e analisam a questão. O resultado é uma reflexão sobre como é possível a integração entre homem e natureza resguardando dois patrimônios nacionais: o natural e o cultural”.


CRIAÇÃO, PRODUÇÃO, ROTEIRO, FOTOGRAFIA E EDIÇÃO
:
Daniel De Granville | Daniela Lot | Denise Gaspar | Juliana Benchimol | Maria Lúcia Jacobini | Mateus Passos | Nereide Cerqueira | Paula de Oliveira | Paulo Martins

IMPORTANTE!
"Este documentário foi produzido com fins educacionais e é expressamente proibida sua cópia, reprodução, difusão, transmissão, utilização, modificação, venda, publicação, distribuição ou qualquer outro uso, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte existente ou que venha a ser criado, sem a prévia autorização por escrito dos autores."

Nenhum comentário:

Postar um comentário