sábado, julho 24, 2010

Gente do bem, gente do mal

.
.
.crianças lendo livros em cima de uma árvoreCrianças no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões
mais sofridas do país, desde cedo adquirem
o gosto pela leitura e o amor pelas árvores.
Foto: © Daniel De Granville, 2010


Terminou esta semana a quarta e última etapa de campo do meu trabalho para a Petrobras com o Canal Azul. Percorremos nove Estados brasileiros, passando por quatro dos seis grandes biomas de nosso país. Mais do que as distâncias e a diversidade, foi fascinante ver a quantidade de pessoas de bem dedicadas a fazer o bem Brasil afora. Gente como os idealizadores, coordenadores, funcionários e voluntários dos mais de 20 projetos socioambientais apoiados pela Petrobras que tivemos a oportunidade de vivenciar. Como conteudista encarregado das pautas, entrevistas e registros fotográficos, nesses 57 dias de campo eu pude conhecer muitos profissionais com vontade de propiciar uma vida melhor e um ambiente mais saudável para as comunidades de locais pobres, isolados e carentes. Cada destino revelava uma surpresa e a sensação de que ainda há sim esperança de um país mais sustentável, e que existem muitas pessoas dispostas a mudar seu jeito tradicional de pensar e de agir visando uma realidade mais bonita para todos.

Infelizmente, esta harmonia era quebrada nas vezes em que eu tinha acesso à internet e tempo para ver as notícias. Afinal, nestes três meses, entre maio – o começo das minhas viagens – e julho, pessoas do mal conspiraram fortemente contra os recursos naturais do nosso país. Gente como o Deputado Federal Aldo Rebelo e seu estupro ao Código Florestal, gente como a Senadora Kátia “Miss Desmatamento” Abreu com seus constantes e obsessivos surtos contra tudo que considera um impedimento ao lucro máximo e inconsequente de seu modelo de desenvolvimento, gente como os deputados que ofendem nosso bom-senso ao quererem esquartejar o Parque Nacional da Serra da Canastra, gente como os assassinos de onças-pintadas no Pantanal que contribuem imensamente para dizimar nossa já sofrida fauna nativa.

tamanduá bandeira atropeladoTamanduá-bandeira jaz à beira de uma rodovia
sul-matogrossense, cujo tráfego intensificou-se em função
do plantio de cana-de-açúcar para produção de etanol.
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Em um mundo que há muito não se resume mais a mocinhos e bandidos, quem será que vai prevalecer: gente que pensa no coletivo, no futuro e na qualidade ambiental, ou gente que age sempre por interesse próprio, só pensa no agora e acha que floresta boa é floresta morta?

.
.
.

3 comentários:

  1. Olá!
    Acompanhei suas postagens desde o início da sua viagem. Lugares lindos, e fotos maravilhosas. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. O que vai prevalecer na condução do nosso país é o tipo de gente que nós, cidadãos, decidirmos colocar no poder.

    Infelizmente a maioria da população não tem a menor noção do que está acontecendo e não tem compreensão do que significa esses desmandos todos.

    Educação e atitude, é o que falta para termos um Brasil melhor e para sempre.

    Abraços,

    Tietta Pivatto

    ResponderExcluir
  3. Oi M.Barquet, tudo bem? Obrigado pela visita e comentários. Eu gostaria de postar mais fotos deste Projeto, mas devido a restrições contratuais com a Petrobras, só posso fazer isto daqui um certo tempo. Aguarde :-)

    ResponderExcluir