terça-feira, maio 31, 2011

Fazendo Ciência com Fotografia

.

Vista geral do ninho no momento de
eclosão de um dos nove ovos.
Foto: © Daniel De Granville, 2008

Em abril de 2008 contei aqui no blog a história do ninho de falsas-corais na Serra do Japi (SP) que acompanhei e fotografei durante uma semana, tendo o privilégio de acompanhar o nascimento de nove cobrinhas. As cenas renderam até um vídeo no estilo “time lapse” (assista aqui). Tudo graças à sensibilidade ambiental do Nelson, um de nossos vizinhos na época.


Assista o nascimento das 9 falsas-corais!
Fotos e arte: © Daniel De Granville, 2003-2010

A ideia original era só essa mesmo: fazer um bom registro fotográfico e divulgar as imagens. Mas quase dois anos depois, em fevereiro de 2010, recebi a interessante mensagem de um pesquisador do Instituto Butantan, renomado centro brasileiro de pesquisas de serpentes. Ele dizia: “Meu nome é Henrique, trabalho no Instituto Butantan e sou aluno de Doutorado pela USP. Estive lendo no seu blog sobre o verdadeiro achado que foi esse ninho da falsa-coral. Antes de tudo, gostaria de parabenizá-lo pelas fotografias e pela descrição do ocorrido. Queria dizer que o que encontraram foi realmente muito raro e uma informação muito preciosa”. E continuava com a proposta de publicarmos os dados em uma revista científica. Como a câmera fotográfica grava todos os dados de data e horário para cada foto, tínhamos em mãos um registro detalhado sobre o padrão de eclosão de todos os ovos.

Assim foi feito. Trocamos ideias, discutimos detalhes e o artigo foi submetido para avaliação pelo periódico científico. Na semana passada Henrique me traz as boas novas em outra mensagem: “Daniel, estou escrevendo para dar boas notícias. Finalmente nosso trabalhinho foi publicado na Herpetology Notes. Está em anexo e também disponível on-line”.

Estúdio improvisado por uma semana...
Foto: © Tietta Pivatto, 2008

Mais uma lição para os fotógrafos de natureza Brasil afora, que às vezes fazem registros de muita importância para a ciência. É bom destacar que provavelmente a história renderá um segundo artigo científico, vamos aguardar!

Deste episódio, quem fez o meu Curso de Fotografia de Natureza, que acabou anteontem, vai se lembrar de pelo menos quatro "ensinamentos" do módulo "Técnicas de Campo" :-)


.: SAIBA MAIS :.

LEIA O ARTIGO CIENTÍFICO
"Natural nests of the false-coral snake Oxyrhopus guibei in southeastern Brazil"
Henrique Braz and Daniel De Granville Manço
Herpetology Notes, volume 4: 187-189 (2011)
(published online on 22 May 2011)

VEJA A HISTÓRIA ORIGINAL NO BLOG

.
.
.

Um comentário:

  1. Parabéns, Daniel, pelo trabalho e cuidado para fazer os registros e pelo novo artigo.

    []s

    Bruno.

    ResponderExcluir