segunda-feira, setembro 12, 2011

Na Lagoa Misteriosa

.
.
Ecoturistas praticando mergulho autônomo
na Lagoa Misteriosa.

Foto: © Daniel De Granville, 2011

Ser um profissional autônomo, ou dono do seu próprio negócio, significa a liberdade de determinar os próprios horários e atividades de trabalho. Isto inclui tirar folga no meio da semana (raramente) e trabalhar aos sábados, domingos e feriados (frequentemente). Mas este domingo não foi igual aos últimos: eu e Tietta conseguimos finalmente reservar o dia para passear junto com os amigos e colegas biólogos Vivian e Fabrício, da Bíon Consultoria Ambiental. O destino escolhido foi a sensacional Lagoa Misteriosa, na vizinha cidade de Jardim (MS), um passeio que já havia sido explorado há anos, mas que somente há poucas semanas foi reaberto para visitação turística. Acompanhados pelo outro colega biólogo Samuel Duleba, lá fomos nós para um dia era de passeio e lazer.


Testando minha mais nova gambiarra fotográfica : -)
Foto: © Daniel De Granville, 2011


Porém, como fotógrafo de natureza nunca tira folga (e nem biólogo quando está no mato), aproveitamos a ocasião para observar plantas, aves e fazer umas fotos. E o mais legal, testando mais uma das já tradicionais gambiarras fotográficas que gosto de inventar - desta vez, um sistema que permite elevar a câmera a 6 metros de altura para fazer imagens do alto. A técnica, inspirada na criação do Juca Ygarapé, usa uma vara telescópica para limpeza de piscina, alguns parafusos e peças de PVC para encanamento hidráulico especialmente adaptados. Claro que ninguém fotografou o equipamento em ação por enquanto, mas em breve faço umas imagens da traquitana toda :-)

Mergulho na Lagoa Misteriosa.
Foto: © Daniel De Granville, 2011


Curiosidades sobre a Lagoa Misteriosa (retirado de http://www.lagoamisteriosa.com.br/curiosidades):

> A Lagoa Misteriosa é considerada a sétima caverna mais profunda do país e uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de coluna d’água.

> O primeiro mergulho foi realizado em Setembro 1992 por Augusto Auler – Expedição Franco-Brasileira Bonito 92.

> A Lagoa Misteriosa foi a primeira cavidade do Brasil a ter o seu Plano de Manejo Espelológico aprovado pelo CECAV - Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Cavernas em 2010.

> Em junho de 1997, Gilberto Menezes atingiu 180 m de profundidade na Lagoa Misteriosa, e em junho de 1998 atingiu um cone de abatimento a 220 m de profundidade. Neste mergulho mais profundo foram utilizadas 8 misturas respiratórias diferentes, com uma duração total de 8 horas de mergulho.

Mais um teste com a câmera a 6 metros de altura.
Foto: © Daniel De Granville, 2011
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário