terça-feira, outubro 11, 2011

Trabalhando Com
Sebastião Salgado

.
.

Uma das imagens que aproveitei para fazer durante os
trabalhos de campo com Sebastião Salgado.
Foto: © Daniel De Granville, 2011

Basta uma rápida busca no Google para ter noção da importância e do respeito que Sebastião Salgado tem na fotografia mundial. Autor de vários livros com imagens dos mais de cem países que já visitou, Salgado agora trabalha no que afirma ser sua última grande expedição fotográfica, o Projeto Gênesis, que teve início em 2004 e está encerrando sua etapa final de viagens aqui no Brasil, mais precisamente no Pantanal e em Bonito. Foi assim que tive a oportunidade, o privilégio e o prazer de acompanhá-lo como guia e produtor de campo por aqui durante os últimos dias.

Sebastião Salgado com Daniel De Granville
(dir) e Juca Ygarapé (esq).
Foto: © Juliano Salgado, 2011

Além do óbvio talento, Salgado impressiona pela simplicidade e simpatia, sempre disposto a compartilhar experiências e seu contentamento ao conseguir as fotos que estava buscando. Demonstra também muita humildade, ao pedir dicas e sugestões sobre como fotografar certos locais e temas com os quais não tem tanta familiaridade.

Salgado fotografando uma das nascentes
cristalinas
da região de Bonito (MS).
Foto: © Daniel De Granville, 2011

Foram três dias de bastante trabalho e aprendizagem, além de conversas que extrapolavam a técnica ou olhar fotográfico e entravam por assuntos como sociedade, política e conservação ambiental. Afinal, além de ocupar a posição de um dos principais fotógrafos da atualidade, Sebastião Salgado é um conservacionista proprietário de uma RPPN em Minas Gerais onde mantém o Instituto Terra, que realiza trabalhos socioambientais exemplares com centenas de estudantes e outras pessoas da região.

Daniel De Granville acompanhando Sebastião
Salgado
em uma das sessões de fotografias
para seu
Projeto Gênesis em Bonito (MS).
Foto: © Juca Ygarapé, 2011
.
.
.

4 comentários:

  1. Daniel parabéns. Deve ter sido uma satisfação imensa.
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Nossa cara, você merece muito ter este contato! Acredito que tenha sido demais, não? Me lembrei agora aquela vez que vc acompanhou o Joel para a National. Também foi uma baita experiência.

    Até mais cara!

    ResponderExcluir
  3. Oi Luiz, tudo certo? Com certeza foi muito satisfatório, o tempo todo eu tinha a impressão de estar batendo papo com um velho amigo. Agora é esperar os resultados do livro, que deve sair em 2013! Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Opa Anderson, tudo bem? Pois é, uma das coisas mais legais deste trabalho, além de aprender, é fazer amizade com colegas tão bacanas e expressivos no meio fotográfico. Abraços e até mais!

    ResponderExcluir