segunda-feira, maio 14, 2012

Morcegos em Ação!
(ou: “Basta Uma Esbarradinha...”)



Ao final desta postagem você entenderá o motivo para ela ter dois nomes :-)
 
 Final de tarde na linda baía que dá nome à Fazenda.
Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2012

Aproveitamos este final de semana para conhecer a Fazenda Baía Grande, mais um destino turístico no Pantanal de Miranda (MS). Dentre as habituais belezas da região, como bichos, árvores, paisagens e um povo pra lá de bacana, mal sabíamos que a maior surpresa estava reservada para o final do primeiro dia de atividades: após o jantar, ao retornarmos da focagem noturna (um passeio feito em veículo aberto utilizando um holofote para procurar animais), estacionamos ao lado de uma pequena figueira que misteriosamente, apesar da ausência de vento, chacoalhava de forma notável.

Focagem em busca de animais noturnos.
Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2012

Não demorou muito para entendermos o que estava acontecendo: seus frutos maduros estavam sendo avidamente devorados por dezenas de morcegos-das-frutas, estes bichinhos tão mal compreendidos e injustamente temidos. Era uma revoada sem fim destes mamíferos pra lá e pra cá aproveitando o banquete e, sem saber, desempenhando seu importante papel como dispersores de sementes (para quem não sabe, em algumas regiões tropicais os morcegos são os principais responsáveis pela recomposição das florestas, ao defecar sementes de árvores durante seus voos noturnos).

 
Morcegos fazendo um banquete na figueira...
Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2012

Lá estava minha chance para tentar algum registro bacana que mostrasse esta intensa atividade, tarefa nada fácil na escuridão e considerando a rapidez com que estes bichos voam. Fizemos o que foi possível dadas as circunstâncias - ficamos uma hora fotografando, filmando e admirando a cena inédita para nós.

Chegando em casa fui olhar as fotos e, ao abrir o arquivo com uma das imagens que eu mais gostei, a desagradável surpresa: na hora de fotografar, eu provavelmente esbarrei no botão que controla os ajustes da câmera e a fotografia foi feita em um modo automático diferente daquele que eu queria utilizar... Felizmente não foi o fim do mundo, a imagem até ficou boa, mas não possuo ela no formato RAW, como seria o ideal – apenas em JPG. Lembrei na hora das conversas sobre estes assuntos que tive com os participantes do Curso de Introdução à Fotografia de Natureza que concluímos recentemente...

 ... enquanto o Adriano, nosso guia pantaneiro, também admira a cena.
Olhe atentamente, nesta cena aparecem ao menos OITO morcegos!
Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2012
(ESTA É A FOTO FEITA COM A CÂMERA NA REGULAGEM ERRADA...)

Esta é uma falha de projeto bem conhecida para a câmera Canon EOS 7D, tanto que o fabricante até oferece um acessório para ajudar a minimizar o problema – mas você tem que pagar por isto... Eu já havia QUASE tido problemas pelo fato dos ajustes mudarem durante o transporte da câmera na mochila, mas esta foi a primeira vez que isto aconteceu no meio de uma sessão crítica de fotos. E espero que tenha sido a última, afinal ninguém merece perder sua melhor foto do dia por causa de uma esbarradinha...

O culpado por eu quase ter perdido a foto acima...
Foto: © Divulgação Canon Inc.

.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário