sábado, setembro 23, 2006

Guia de Campo de Bonito

.
.
.

Na Alemanha, Ministro Gilberto Gil confere e aprova o
Guia de Campo de Bonito!
FOTO © Gustavo Dessoy, 2006



Hoje tem reunião em casa. Sim, é sabadão, mas tem trabalho... dos bons! Acontece que a equipe do Guia de Campo de Bonito, oficialmente o primeiro livro onde eu participo como autor de fotos e textos, decidiu se reunir. Primeiramente, para comemorar o fato de que as despesas com a publicação acabaram de ser pagas. Segundo, para fazer um balanço geral sobre o produto: situação das vendas, estratégias de comercialização, edições futuras, etc.


| FOTO e ARTE: © Kiko Azevedo / Daniel De Granville, 2005 |



Nosso Guia foi lançado em julho de 2005, dentro da programação oficial do VI Festival de Inverno de Bonito, com tiragem de 5.000 exemplares. Elaborado por biólogos, fotógrafos e especialistas em design e ecoturismo, possui 120 páginas com mais de 170 fotos de animais, plantas e paisagens da região da Serra da Bodoquena, incluindo 83 pranchas ilustradas com explicações sobre espécies mais representativas da fauna e da flora.

A confecção do guia envolveu o trabalho de mais de 6 pessoas durante quase 4 meses, entre seleção e captura de imagens, elaboração e revisão de textos, preparo e montagem do material para impressão, distribuição e lançamento.

Para mim, como fotógrafo da equipe, o mais interessante durante a captura das imagens para o guia foi ter que fazer fotografias “eficientes” para identificação das espécies. Isto significa conseguir fotografar os animais e plantas em uma posição ou situação “neutra”, contrapondo-se à fotografia com visão mais artística resultante de um processo criativo. Tal necessidade exigiu uma revisão nos meus critérios de escolha de uma “boa imagem”, pois algumas das fotos eu jamais consideraria selecionável para uma exposição, por exemplo. Não que fossem fotos ruins – tecnicamente elas estão muito bem, mas simplesmente mostrar o bichinho lá parado, posando em frente à câmera sem demonstrar algo que cause encanto no observador, não é o que mais fascina quem gosta de exercer a fotografia de forma inovadora...

Clique para ver mais ou adquirir o produto!
.
.
.

2 comentários:

  1. O guia é muito bom!
    Pela primeira vez um guia de campo com preocupações de desgin e usabilidade. A Equipe está de parabéns.
    Nada como a mão na massa para criar!

    ResponderExcluir
  2. O guia é muito bom!
    Pela primeira vez um guia de campo com preocupações de desgin e usabilidade. A Equipe está de parabéns.
    Nada como a mão na massa para criar!

    ResponderExcluir