.
.
.
O ronco do bugio (Alouatta caraya) é um dos sons
mais impressionantes das nossas matas
clique para ouvir!
FOTO © Daniel De Granville, 2005
Uma outra forma de registrar a natureza, que desenvolvo paralelamente à fotografia, é a gravação de sons naturais, em especial vozes de aves, mamíferos e insetos, além de cachoeiras, tempestades e outros.
Quando estamos em regiões onde há presença significativa de vida silvestre, logo começamos a perceber a riqueza sonora que nos rodeia. Com destaque para as aves, a diversidade de sons agradáveis, curiosos ou até incômodos é uma constante em lugares onde os animais ainda convivem com o homem. E às vezes, isto pode acontecer até mesmo em um grande centro urbano.
Com o tempo, a atividade de registrar estes sons pode se tornar um passatempo fascinante, e até mesmo – em uma escala ainda muito pequena no Brasil – uma fonte de renda. Existem, no mercado especializado, CDs com gravações de animais de várias regiões do planeta, além dos discos com sons naturais utilizados para relaxamento e meditação. Há ainda emissoras de TV que freqüentemente necessitam destes sons para a sonoplastia de documentários, filmes e novelas.
"Gravando" o final de tarde no Pantanal FOTO © Tietta Pivatto, 2004
Para se iniciar nesta atividade de forma amadora, não é preciso muita coisa. Eu comecei – e continuei por muito tempo – utilizando apenas um gravador de bolso, daqueles que usam fitas do tipo “microcassette”, transferindo e editando posteriormente os sons no computador. Existem diversos modelos destes gravadores no mercado, com preços começando na faixa dos 50 reais, e alguns macetes na hora da escolha permitirão um melhor aproveitamento do aparelho em campo.
Se a coisa começar a ficar mais séria, existe um grande mercado especializado em equipamentos de áudio, desde gravadores digitais, microfones, amplificadores, alto-falantes, fones de ouvido e outros acessórios. É claro que isto tudo acaba se tornando privilégio de poucos, pois o material é caro e geralmente só se encontra à venda no exterior.
Eu achei a solução para parte destas limitações através da criatividade. Um refletor parabólico (utilizado para dar direcionalidade ao microfone, quando se quer captar o som de apenas um animal eliminando os demais sons ao redor) pode ser substituído por um guarda-chuva invertido – uma economia de uns 500 dólares... Um
shock mount (acessório para reduzir os ruídos gerados no microfone pela manipulação durante a gravação) pode ser montado utilizando um pedaço de cano de PVC e alguns elásticos feitos com câmara de ar de bicicleta (mais uns 100 dólares economizados!).
Estes sons naturais que captamos podem ter várias utilidades, seja pelo nosso simples prazer de escutá-los sempre que quisermos, seja para aprendermos sobre os pássaros, para fins científicos, ou ainda em atividades de educação ambiental.
Podem ser utilizados também no hobby de observação de aves, através da técnica chamada
playback, que consiste em tocar o som de determinada ave para atraí-la e vê-la de perto. É uma técnica muito utilizada por guias especializados, e também por fotógrafos de natureza em busca de determinada espécie.
Mas atenção! O
playback é uma técnica que deve ser usada com extrema cautela, sendo até mesmo condenada veementemente por alguns. O motivo é que, se aplicado de forma insistente e desnecessária, este recurso pode causar danos muito sérios (até mesmo a morte!) da ave que se pretende atrair. Portanto, antes de pensar em utilizar o
playback, procure se informar a respeito através de clubes de observadores de aves e/ou sites na internet.
Agora, aperte a tecla “REC” e bom divertimento!
Socozinho (Butorides striatus) abre o bocão... mas não canta
(ele geralmente só emite sons quando em vôo!) FOTO © Daniel De Granville, 2005
SAIBA MAIS: > Ouça o som de algumas aves e mamíferos do Pantanal nas
galerias de imagens do Fotograma.
>
Comunidade sobre Gravação de Aves no Orkut
>
Código de Ética do Observador de Aves
>
Nature Recordists - grupo de discussões para interessados em gravação de sons naturais (
em inglês).
>
Técnicas de Gravação de Sons Naturais (
em inglês).