terça-feira, fevereiro 20, 2007

Fotografando Arte

.
.
. Artesanato da artista plástica alemã Petra Dietrich
fotografado em estúdio em Munique, Alemanha
FOTO: © Daniel De Granville, 2006


Meu principal tema dentro da fotografia é a natureza, tanto pela minha formação acadêmica como pelos interesses pessoais que despertaram em mim o gosto por esta atividade. Mas aos poucos, conforme leio, aprendo, divulgo meu trabalho e recebo solicitações de serviços variados, venho me interessando e praticando outras modalidades de fotografia.

Foi assim que há cerca de 1 ano comecei a produzir fotos de estúdio, tendo trabalhado principalmente com alimentos e artesanatos. Semana passada voltei a me dedicar ao assunto, desta vez clicando obras de arte do artista plástico gaúcho Flávio Scholles, cujo trabalho eu já havia registrado em Munique (Alemanha) em 2006.


Estúdio improvisado no atelier de Flávio Scholles
em Dois Irmãos, RS
FOTO: © Daniel De Granville, 2007


De forma semelhante ao que relatei em um texto que postei há alguns meses aqui no FotogramaBlog, as técnicas e procedimentos adotados para garantir um bom resultado são bem diferentes do que se usa na fotografia de natureza.

Eu destacaria a escolha de boas lentes que não causem distorções (especialmente no caso de fotografar quadros), um tripé que garanta a firmeza do conjunto, a regulagem precisa do balanço de branco (“white balance”) da câmera para garantir fidelidade de cores, um pós-processamento criterioso e – como sempre – muita paciência e atenção aos detalhes (verificar o posicionamento correto da obra, ter cuidado com reflexos indesejáveis, limpar a tela no caso de quadros antigos ou armazenados há muito tempo).

Em breve eu publicarei no meu site a nova Galeria do Mês com algumas destas imagens de estúdio que venho produzindo. Aguarde!


Seção de fotografia de alimentos
no Restaurante Vício da Gula, Bonito, MS
FOTO: © Kiko Azevedo, 2006

.
.
.

Um comentário:

  1. Anônimo12:27

    Olá, Daniel!
    Estou encantada com sua maneira de fotografar, especialmente os quadros!
    Sou uma artista com um problema imenso, meus desenhos atuais não estão sendo captados adequadamente, pois os fotógrafos a que tenho tido acesso desconhecem as especificidades do objeto quadro, confiam apenas na quantidade de pixels de que dispõem suas câmeras, ignoram o white balance, dispensam o cuidado com a luz etc.
    Visitei o site do artista Scholles e acredito na qualidade, nas cores das imagens que vejo porque foi você quem fez as fotos com sua postura de profissional, de artista da fotografia. Parabéns de verdade!

    Marga Ledora

    ResponderExcluir