quarta-feira, dezembro 30, 2009

Pizza de Cupim

.
.Hummm....
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Os cupins são considerados uma praga quase que por unanimidade, tanto em ambientes urbanos como na zona rural. Causam estragos em megalópoles do porte de São Paulo, onde atacam construções e até estruturas de concreto nos prédios, ao passo que nas fazendas podem se proliferar nas pastagens de tal forma que trazem problemas aos produtores rurais. Por estes motivos, são sistematicamente eliminados na cidade por empresas especializadas, e no campo têm seus ninhos envenenados e removidos por tratores.

Pastagem dominada por cupinzeiros no Cerrado
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Aqui em casa não é muito diferente. Frequentemente descubro algum pedaço do portão da entrada sendo devorado por eles, então decidimos fazer um “pacto”: eles comem minha madeira, eu uso a casa deles a meu favor. Foi assim que criamos um forno para assar pizzas em um cupinzeiro do quintal. Já tínhamos ouvido histórias semelhantes de antigos pantaneiros sobre esta utilidade, mas sem muitos detalhes. As informações na internet também eram muito escassas, então foi meio que “na raça” mesmo (cabe lembrar que, junto com um grupo de amigos, fizemos um forno semelhante 4 anos atrás, mas infelizmente ele acabou destruído).

"Desculpe o transtorno, estamos
trabalhando para melhor atendê-lo"
(construção do primeiro forno)
Foto: © Rakka C., 2006


Saboreie com os olhos o delicioso resultado desta nova invenção, que não pode ser enquadrada na categoria de “tecnoreciclagem”, mas talvez mereça o neologismo “ecoreciclagem”.

Obra pronta, só faltando inaugurar!
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Lição do dia
: como tudo na natureza, estes insetos também têm seu lado bom e útil. Provavelmente a primeira lembrança que veio à sua cabeça foram nossos queridos tamanduás, cujo principal alimento são exatamente os cupins e as formigas, mas eles desempenham outro papel importante ao auxiliar na ciclagem de nutrientes do solo. Como o famoso naturalista David Attenborough menciona neste documentário, “provavelmente a floresta não sentirá muita falta se todos os humanos desaparecessem da face da Terra, mas seriam bastante prejudicadas se os milhões de cupins fossem eliminados de lá”.

Pronto para assar as pizzas!
Foto: © Daniel De Granville, 2009


E a ajuda dos cupins não se limita aos bichos: além deste forno rústico, antigamente era comum no Pantanal as pessoas fazerem os pisos de suas casas com o barro retirado dos cupinzeiros, às vezes misturado com as duras sementes da palmeira bocaiúva, que faziam a mesma função da brita no concreto. Recentemente eu ouvi que engenheiros estão estudando o eficiente sistema de ventilação interna dos ninhos de cupins, para construir prédios que sejam menos quentes e economizem eletricidade pela redução no uso de ar-condicionado.
.
.
.

4 comentários:

  1. Anônimo16:19

    Interessante... Não sabia que a casa dos cupins tinha uma garagem no subsolo... chique...
    - Carol

    ResponderExcluir
  2. Que ideia bacana! E a pizza? Ficou boa? Feliz 2010 pra vc e Tietta, Daniel!!! Que seja um grande ano, de muito trabalho e mais fotos inspiradoras.

    ResponderExcluir
  3. Eu e Lars ficamos aqui morrendo de inveja desse forno! Mas por aqui esses amiguinhos náo habitam... Fabulosa idéia...

    beijo
    Camélienkopf

    ResponderExcluir
  4. Meninas, obrigado pelas visitas! Sim, as pizzas ficaram ÓTIMAS. Pra vocês terem uma noção, foram 8 pizzas para 6 pessoas. Claro que eram menores e com a massa bem mais fina do que as convencionais, mas mesmo assim foi o maior sucesso, em grande parte devido ao charme da rusticidade do forno. Estamos até cogitando abrir uma pizzaria, hehehe! Estão todas convidadas para experimentar a novidade no ano que vem. Beijos e feliz 2010!

    ResponderExcluir