quarta-feira, dezembro 09, 2009

Urutau 2.0

.
.
.Taí um bichinho fácil de fotografar: confia plenamente em sua camuflagem e não se estressa, não foge, não dá a mínima pro fotógrafo...
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Passarinho não usa relógio, não tem calendário na parede e nem GPS. Mesmo assim, pelo menos no caso deste urutau (que na realidade não é um pássaro, mas sim uma ave...), o sincronismo de seu ciclo reprodutivo e precisão na escolha do ninho são impressionantes.

Esta é minha terceira postagem sobre o assunto. A primeira foi na véspera do Natal de 2008, mostrando as fotografias que tirei do urutau com seu filhotão no dia anterior (23 de dezembro). A segunda foi há alguns dias, quando tive a notícia de que a ave havia retornado ao local (exatamente no mesmo toco da mesma árvore!) e parecia estar chocando um ovo. Prometi dar continuidade à história, então aqui vai.

... Desde que você consiga encontrá-lo perfeitamente camuflado
em cima de um toco seco : -)
Foto: © Daniel De Granville, 2009


As fotos que acompanham este texto foram tiradas ontem (08 de dezembro) e mostram o filhote, ainda pequeno, junto ao pai. Pelos meus cálculos, dentro de 15 dias este filhote vai estar do mesmo tamanho do suposto irmão mais velho, que então estará completando um ano. Veremos!
.
.
.

Um comentário:

  1. Bicho, que loucura isso! Na primeira foto, antes de ler o texto, fiquei encafifada - será que é um filhotinho?

    Vocês são mesmo abençoados...

    beijos gelados de picolé de Camélia

    ResponderExcluir