quarta-feira, abril 28, 2010

Para quem não lê com os olhos

.
.iguana comendo folhas em um campo no PantanalPor mais estranho que pareça para um lagarto,
iguanas alimentam-se de vegetais e são ótimos nadadores.
Foto: © Daniel De Granville, 2006


Na postagem anterior do blog, deixei uma questão no ar: nenhuma das fotos tinha legenda. Mas será que não tinham mesmo? Vamos descobrir.

Em uma das listas de discussões que participo, sobre observação de aves, um dos membros – o Juan – é deficiente visual. Mesmo assim, é um observador de aves. Não com os olhos, mas principalmente com os ouvidos. É um dos chamados “escutadores”. Não vou me aprofundar neste assunto aqui, pois a Tietta já o abordou de maneira brilhante em seu blog (leia). Então, vou falar especificamente sobre fotografias.

Durante uma das conversas na lista, me veio o seguinte pensamento: quando se publica uma foto, o bom jornalismo ensina que sua legenda deve complementar – e não descrever – a imagem. Por exemplo, imagine a foto que abre esta postagem, de um iguana alimentando-se de folhas. Se eu colocar a legenda “iguana comendo folhas”, não acrescentei nada à foto e subestimei a inteligência do meu leitor – afinal, isto está lá na foto, ele está vendo o bicho comendo. Quer dizer: está vendo se não possuir uma deficiência visual. Mas e se não for o caso? E se ele for cego? Para navegar na internet, deficientes visuais utilizam programas de computador específicos, que são capazes de falar em voz alta o texto escrito na tela.

Daí surgiu o dilema: se eu coloco apenas uma legenda que complementa a foto (como fiz aí em cima), fica bem do ponto de vista jornalístico, mas não atende quem não pode ler com os olhos. Mas se eu coloco uma legenda óbvia, o leitor pode perder a chance de aprender mais sobre a imagem. Então, levantei a questão na lista e, com a ajuda de vários associados, cheguei a uma solução!

A maioria das páginas da internet é composta por uma mistura de textos, números e símbolos quase indecifráveis, chamados códigos html. Quem já mexeu um pouco com site ou blog já deve ter visto isto. Então, aprendi que dentro do html das fotos que coloco no meu blog, posso inserir um pedacinho adicional de código (chamados “tags”) que vai acrescentar uma legenda “invisível” – ou quase. Esta legenda, bem como a “oficial” da foto, pode ser lida pelo programa usado pelos deficientes visuais. Assim, a partir desta interessante conversa na lista de discussões, comecei a colocar duas legendas em cada uma das fotos que publico: uma tradicional, logo abaixo da imagem, e outra “oculta”, descritiva, dentro da foto.

Agora, volte na postagem anterior e coloque o ponteiro do mouse sobre qualquer uma das fotos. Pronto, lá apareceu um texto, é este que o programa de leitura de tela vai falar em voz alta!


joão-pinto (ou corrupião) em meio às flores do louro-brancoJoão-pinto ou corrupião: belas cores, lindo canto.
Um exemplo de ave fascinante tanto para
observadores como para escutadores.
Foto: © Daniel De Granville, 2006

Clique para ouvir o canto desta ave!
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário