segunda-feira, junho 28, 2010

Fotógrafo de natureza nunca tira folga...

.
.
.O simpático gambá que veio me dar as boas-vindas esta manhã.
Foto: © Daniel De Granville, 2010


Desembarquei no aeroporto de Bonito pouco depois do meio-dia de domingo, após longas 11 horas de viagem partindo de Aracaju, no outro canto do país. Só pensava em chegar logo em casa para um merecido descanso das 3 semanas fotografando pelo Norte e Nordeste – mas não contava com a gratificante parada que iria fazer no meio do caminho.

Tietta chegou alguns minutos atrasada, nos cumprimentamos rapidamente e ela logo interrompeu: “vamos embora já, pois tem um gavião espetacular te esperando na beira da rodovia, prepara tua câmera!”. O atraso e a correria tinham uma boa justificativa.

A poucos quilômetros, um bando de aves se agrupava na cerca de arame e nas árvores ao lado da estrada. Entre elas, urubus, carcarás e uma imponente águia-chilena. O motivo da aglomeração, como fomos descobrir depois, era um tatu atropelado que havia se tornado o banquete dominical.

Pose de predadora nata!
Foto: © Daniel De Granville, 2010


Desci do carro com a câmera em punho e fui fazendo as imagens (na contra luz e com a iluminação ruim do sol do meio-dia) da águia, que na primeira olhada parecia mesmo um gavião-de-rabo-branco. Enquanto caminhava para me posicionar melhor, um ônibus passou em alta velocidade e espantou a bicharada toda, que levantou voo. Fiquei chateado, achando que havia perdido a oportunidade de fazer alguma foto melhor, mas aí veio o momento mágico: os carcarás, incomodados com a presença daquela ave tão ameaçadora, começaram a atacar a águia para expulsá-la, da mesma forma que bem-te-vi faz com tucano e sabiá faz com caburé.

As aves levantam voo com a passagem do ônibus...
Foto: © Daniel De Granville, 2010


... e os carcarás partem para o ataque.
Foto: © Daniel De Granville, 2010


Corta para o dia seguinte. Segunda-feira. Tietta (sempre ela : -) levanta da cama mais cedo, sai no jardim e de repente me chama ansiosa: “Daniel, vem aqui ver uma coisa e traz a câmera!”. Desperto meio que sem saber o que estava acontecendo, pego a câmera e vou para o quintal, ainda descalço e com a roupa de dormir. Um belo gambá (não confundir com o cangambá ou jaratataca, que solta aquele cheirinho "agradável") desfila calmamente pelo terreno, sobe em um galho da árvore, volta para trás e some em meio às plantas. Por sorte, o equipamento fotográfico ainda estava todo montado, já que tive preguiça de guardar tudo na noite anterior.


O romântico, apaixonado e malcheiroso Pepe Le Gambá é um mamífero da ordem dos Carnívoros (Família Mephitidae), diferente dos gambás verdadeiros que pertencem à ordem dos marsupiais. Ilustração: Divulgação © Warner Bros. Entertainment | Looney Tunes


Moral da história: fotógrafo de natureza não resiste a uma boa oportunidade de trabalhar. Está de folga? Aparece bicho pra fotografar. Vai viajar de férias? Leva a câmera para registrar tudo. Tem que gostar mesmo da profissão!

.
.
.

quarta-feira, junho 16, 2010

Notícias da Estrada: Norte e Nordeste


.
.Guará: todo o vermelho do mundo em uma só ave!
Foto: © Daniel De Granville, 2010


Chapada do Araripe, Ceará. É daqui que consigo parar pela primeira vez, por alguns minutos, e contar um pouco sobre esta etapa do meu trabalho para a Petrobras com o Canal Azul. Hoje é o décimo primeiro dia deste trecho do roteiro, que durará 23. No total, serão 53 dias em campo viajando e fotografando Brasil afora, além de fazer entrevistas e escrever textos para o conteúdo que está sendo desenvolvido.

Uma bela praia paraense no encontro do rio com o mar.
Foto: © Daniel De Granville, 2010


Dois patinhos na - beira da - lagoa :-)
Foto: © Daniel De Granville, 2010


A viagem começou pelo Pará, onde passamos cinco dias em Belém e outras cidades. De lá seguimos para o litoral cearense, mais seis dias de experiências até a partida para o interior do Estado, de onde escrevo agora após nove cansativas horas de carro atravessando a caatinga até a cidade de Crato. Daqui ainda vamos para o Pernambuco e Sergipe.

O movimentado mercado de peixes de Belém...
Foto: © Daniel De Granville, 2010


... e as coloridas falésias cearenses.
Foto: © Daniel De Granville, 2010


Carro, van, avião, barco, táxi, jangada, buggy, trilha. Um pouco de tudo para conseguir fotos como as que escolhi para ilustrar a postagem.

O desenho da nuvem no céu parece se repetir na areia da praia.
Foto: © Daniel De Granville, 2010


Mas antes de encerrar esta história, gostaria que prestasse atenção à primeira frase do texto: “Chapada do Araripe”. O nome soa familiar? Lembra de algo?! Se você for um entusiasta das aves, é praticamente certo que já terá ouvido falar do Soldadinho-do-Araripe, um passarinho pra lá de especial (saiba por quê). Pois, se tudo der certo, daqui a dois dias estarei observando e fotografando este bichinho em seu ambiente natural. Dedos cruzados e a ansiosa expectativa para a próxima história aqui no blog!

Pra que legenda?
Foto: © Daniel De Granville, 2010

.
.

quarta-feira, junho 02, 2010

Photo in Natura: meio ambiente
em primeiro lugar


.
."Cadê o passarinho?!"
Foto: © Daniel De Granville, 2010


Pelas histórias pessoais e profissionais minha e da Tietta, seria natural que o comprometimento socioambiental viesse em primeiro lugar nas atividades da empresa que constituímos, a Photo in Natura. Além de deixarmos isto explícito em nosso site, sempre temos o cuidado de procurar efetivamente cumprir o que divulgamos.

Assim, a Photo in Natura teve participação marcante na 1ª Feira Ambiental e Social de Bonito, promovida pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) em comemoração à semana do Meio Ambiente.

Amostras dos marca-livros
distribuídos gratuitamente aos visitantes
Fotos: © Daniel De Granville, 2003-2010
Arte: © Liliane Lacerda, 2010


Em parceria com o IASB, criamos o painel “Aves da Mata Ciliar”, um banner de 3 x 2 metros idealizado pela Tietta, onde estavam “escondidas” 15 espécies de aves da região em meio à vegetação ribeirinha. O desafio para os participantes era encontrá-las munidos de binóculos, fazendo assim um verdadeiro “birdwatching virtual”. Foi um sucesso entre a criançada, que desde cedo já começa a entender a importância das aves e do turismo de contemplação de fauna em um município onde esta atividade é um grande propulsor da economia local.

Apresentamos também uma exposição fotográfica com 20 imagens de minha autoria, buscando estimular a reflexão através de cenas bonitas contrastando com outras de impactos ambientais, incluindo queimadas, poluição, desmatamento e atropelamentos de fauna.

Visitantes na Exposição Fotográfica
Foto: © Daniel De Granville, 2010


Outra forma de parceria foi a produção dos 10 modelos de marcadores de páginas com imagens da fauna e flora da região, com informações ecológicas no verso. Cedemos as fotografias e o IASB produziu o material, distribuído aos visitantes da Feira.

Resta parabenizar o IASB, em especial a pessoa da Liliane Lacerda, que se empenhou muito e trabalhou longas horas para que a Feira obtivesse o sucesso que teve. Se você está em Bonito e ainda não prestigiou o evento, ainda dá tempo: a Feira Ambiental e Social de Bonito vai até hoje (02 de junho) às 20 horas.

Você consegue achar as 15 aves escondidas?
Visite a Feira e confira!
Arte e Fotos: © Daniel De Granville | Tietta Pivatto, 2007-2010
.
.
.