sábado, setembro 04, 2010

Vídeo: Mergulho com Sucuris

.
.
.Debaixo d'água, cara a cara
com a pacata sucuri
Foto: © Daniel De Granville, 2010


Estou de volta após as aventuras com os fotógrafos Franco Banfi, Jiří Řezníček & Cia pelo Cerrado, Pantanal e Amazônia. Nas próximas postagens, irei contar como foram as demais etapas da viagem após nossa saída de Bonito, mas já adianto que o sucesso foi absoluto. Com as sucuris, por exemplo, fechamos as contas em 57 metros (na última postagem estávamos em 42)!

Para hoje, convido-os a assistirem o vídeo da equipe mergulhando com elas. Mais novidades ao longo deste mês.

10 comentários:

  1. Jesus Cristo, olhai esses fotógrafos!!! Vocês escolheram as sucuris que já tinham feito suas refeições, né??? Gostei da versão com o barulho de água, mas a outra também está emocionante.

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel!
    As tuas imagens são fantásticas! deslumbrantes! tanto pela sua excelente qualidade artística, como por se tratarem de extraordinários registos de história natural. é possível sentir uma boa inveja ao ver o teu trabalho e imaginar até as aventuras que as imagens calam.
    continuam nesse bom caminho!
    abraço,
    Paulo (encontrámo-nos na torre do bugio)

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula! Pelo contrário: esta aproximação só é feita quando notamos que o indivíduo em questão não alimentou-se recentemente, já que nestas ocasiões a sucuri pode regurgitar o alimento em uma tentativa desesperada de fuga. Nestes casos, há um risco - comprovado por pesquisadores - de morte do animal, ainda não se sabe exatamente a razão (pode ser pelo fato dela estar extremamente debilitada após o esforço de captura do alimento, ou a ocorrência de ferimentos graves no trato digestivo durante o ato de regurgitar, ou um pouco de ambos). Isto é duplamente ruim, pois não só a sucuri morre, como sua presa (um animal silvestre, como uma capivara) também morre sem cumprir sua função na cadeia alimentar.

    Ou seja, tem que ir atrás de sucuri com fome mesmo :-)

    ResponderExcluir
  4. PAULO: Muito obrigado pela visita e comentários. Foi muito legal passar aqueles dias no Pantanal, relembrando as coisas boas de lá e conversando com gente como você, com várias boas histórias e vivências para compartilhar. Espero que um dia nos encontremos para ficar horas com a onça, pelo jeito você dá sorte com elas, hehe! Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Ademir19:48

    Nas fotos ela paresse bem maior, seria um truque fotográfico, o mesmo usado pelos caçadores profissionais?

    ResponderExcluir
  6. Olá Ademir, tudo bem? Obrigado pela visita ao blog. Não, não se trata de truque fotográfico, pode ter certeza de que se as fotos houvessem sido manipuladas digitalmente, isto seria informado claramente no texto para não enganar o observador.

    Não conheço nada sobre caça profissional para poder responder teu questionamento, mas o que acontece (conforme consta na postagem anterior sobre o assunto, cujo link está disponível no texto que você leu) é que tivemos vários encontros com sucuris. Ou seja, a sucuri que aparece no vídeo é um indivíduo diferente daqueles que estão nas demais fotos.

    Abraços e qualquer dúvida é só escrever, continue acompanhando o Photo in Natura!

    ResponderExcluir
  7. Aii meeu Deus.. *-------* agora mais do que nunca quero me tornar bióloga,bióloga marinha é claro.. Amei as fotos e o vídeo, quero ver mais do seu trabalho, amei tudo! Muito linda essa sucuri.

    ResponderExcluir
  8. Dor Evangelista09:09

    é extraordinario o trabalho de vcs,os videos sao impressionantes...parabenss!

    ResponderExcluir
  9. Nossa haja coragem p/estar ao lado de uma gigante dessa.Parabéns pelo trabalho é realmente impressionante mas uma pergunta que não quer calar.Como uma gigante daquelas não atacam vcs com todos aqueles fleches e por estarem tão perto delas?

    ResponderExcluir
  10. Nossa!!!!!!!!!!
    é imprecinante mesmo....parabéns à vcs...
    mas como essa gigante não atacam vcs com todos esses flexes e tbm por estarem tão proximos à elas?

    ResponderExcluir