domingo, abril 17, 2011

Fotografando no Fim do Mundo

.
.
Um simpático leão-marinho.
Foto: © Daniel De Granville, 2011

Foi um longo percurso desde a última postagem no blog, quando contei sobre minhas aventuras trabalhando no quase insuportável calor pantaneiro. Dias depois, lá estava eu embarcando junto com a Carol da Ambiental Expedições para guiarmos um grupo pela Terra do Fogo e El Calafate, na Patagônia Argentina. O título “fim do mundo” é como se auto-proclama a cidade de Ushuaia, situada às margens do Canal de Beagle, por onde Charles Darwin esteve em 1833.

Cordilheira dos Andes vista do
Canal de Beagle, na Terra do Fogo.
Foto: © Daniel De Granville, 2011

O roteiro, aproximadamente 10.500 km entre
Bonito - Campo Grande - São Paulo - Buenos Aires -
Ushuaia - El Calafate - São Paulo - Campo Grande - Bonito


Passamos 5 dias com temperaturas nunca acima dos 10 ºC e frequentemente abaixo de zero, com direito a neve e lagos congelados, paisagens de tirar o fôlego e animais que para mim eram ilustres desconhecidos, como os leões e lobos-marinhos, além de várias aves. Ainda não foi desta vez que consegui ver o pica-pau-de-magalhães, a maior espécie da América do Sul, endêmico da Patagônia. Também não vimos pinguins, pois não é mais a época deles estarem na região...

O fascinante Glaciar Perito Moreno.
Fotos: © Daniel De Granville, 2011


Mas, melhor do que escrever, é mostrar as imagens – e o melhor mesmo é que na próxima semana faremos este roteiro novamente com outro grupo. Então, se alguma foto não tiver saído como esperávamos, teremos uma segunda chance, coisa rara no mundo da fotografia de natureza – e quem sabe finalmente eu consigo ver (e fotografar!) o tal pica-pau... :-)

Neve distante...

... e neve bem ao lado!
Fotos: © Daniel De Granville, 2011


Fazendo a mãe de colchão!
Foto: © Daniel De Granville, 2011


Preguiiiiça...
Foto: © Daniel De Granville, 2011


Mais uma paisagem incrível com as cores do outono...

... e o único meio de transporte para chegar até ela!
Fotos: © Daniel De Granville, 2011
.
.
.

4 comentários:

  1. Fala Daniel...faz muuuito tempo que não conversamos. Lembra de mim? Falamos muito antes daquela sua "expedição" com o Joel pela National. Já faz um bom tempo aquilo. Sempre acompanho seu blog, porém hoje, diante de tal post resolvi comentar.

    É um local que tenho muita vontade de conhecer. Queria muito fazer todo este caminho de carro.
    São planos, mas acredito que logo consiga realizar este sonho.

    Parabéns pelas imagens. Espero outras na sua segunda ida até lá.

    --
    Anderson

    ResponderExcluir
  2. Opa Anderson, tudo bem? Faz tempo mesmo que não falamos, hehe. Amanhã embarco com o segundo grupo para Ushuaia e El Calafate, em breve tem mais fotos!

    Quanto a seus planos de ir de carro, tem um amigo que fez roteiro semelhante (não tão ao Sul) e postou todos os detalhes em um blog, vale a pena dar uma conferida pois tem muita dica bacana! http://ciquellasnaviagem.blogspot.com/

    Abração e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Daniel!!!!!!! Eu tinha certeza que tinha visto você no aeroporto de El Calafate com um grupo de pessoas. Depois achei que estava maluca. E agora entro no seu blog e vejo suas fotos, as mesmas que as minhas, e produzidas no mesmo período. Sim, era você! Que coincidência doida!!! Fui para Ushuaia e depois El Calafate. Enquanto esperava o voo para Sampa, vi você. Também tenho um pouco de história no blog. Abração!
    [vou roubar este mapa, tá?]

    ResponderExcluir
  4. Caraca, Paula, que história incrível! Êêêê, mundinho... Daria pra gente ter tomado um café com um alfajor... Mas fica para a próxima (eu também não sei se no seu lugar teria coragem de abordar a outra pessoa sob risco de pagar um mico, hehe!). Vou lá no teu blog ver tuas histórias :-) Bjs.

    ResponderExcluir