domingo, fevereiro 27, 2011

Fotografando Arte, Parte 2

.
.A obra da Buga, ainda sem título, é feita com barro queimado
e tem diâmetro de aproximadamente 1 metro.
Arte: © Buga, 2011 | Foto: © Daniel De Granville, 2011


Pra quem está acostumado/a com minhas histórias sobre mergulhos com sucuris, ariranhas, arraias e saídas a campo em busca de onças, esta pode não ser uma postagem das mais agitadas ou excitantes. Mas, nem por isto, menos bacana.

Semana passada fui procurado por duas amigas de Bonito que são artistas plásticas, a Buga e a Alessandra. Estavam finalizando duas obras suas e precisavam de fotos para submetê-las em um concurso. Combinamos o dia, improvisamos um estúdio na casa da Alessandra, aproveitando uma parede vazia que recebia uma boa luz natural meio difusa, e fizemos o trabalho, cujos resultados você confere aqui.

Já a obra da Alessandra também sem título até o momento, usa
cabaças e barbantes e mede cerca de 1,70 metro de altura.
Arte: © Alessandra, 2011 | Foto: © Daniel De Granville, 2011

Para mim, este tipo de trabalho é legal pois foge completamente do estilo de fotografia com o qual estou habituado. O equipamento que necessito usar, a maneira de pensar a imagem, os desafios para conseguir bons resultados, são todos diversos. Ao contrário de fotografar bichos, por exemplo, aqui eu não preciso ficar esperando horas por um momento ideal para fotografar, e nem preciso ter pressa para agir antes que o animal vá embora. Por outro lado, alguns detalhes de iluminação são cruciais para garantir um bom resultado e, quem sabe, ajudar a Alessandra e a Buga a ganharem seus merecidos prêmios!



Detalhes das obras da Alessandra (acima) e da Buga (abaixo).
Fotos: © Daniel De Granville, 2011


Nos links a seguir, postagens anteriores do Blog Photo in Natura sobre o assunto (e aqui você pode conferir uma galeria com imagens de estúdio que já produzi).

Fotografando Arte (2007)
Fotografando Coisas Diferentes (2007)
Fotografando Alimentos (2006)
.
.
.

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Papos da Alemanha, Parte 6:
Novos Livros

.
.
Uma de minhas cenas urbanas prediletas feitas durante o Projeto.
Foto: © Daniel De Granville, 2006


Em 7 de março de 2006 eu embarcava para uma temporada de 3 meses fotografando e expondo na Alemanha a convite da Secretaria de Cultura de Munique e da Casa do Brasil e.V. Passados quase cinco anos, continuo colhendo os frutos desta experiência e mantendo contato com os grandes amigos que fiz por lá. Hoje, por exemplo, recebi de presente o segundo livro que conta a história da Villa Waldberta, a casa construída entre 1897-1903, usada como enfermaria militar durante a Segunda Guerra e transformada em residência internacional para artistas em 1982. Foi lá que eu e a turma do “Projeto Macunaíma Besucht Bayern” ficamos alojados.

Capa do primeiro livro. A foto principal é de minha autoria
(reprodução de pintura de 1930 por Edward Harrison Compton).
© 2006-2010, Tobias Mahl

O primeiro livro – “Cosmopolite Meeting Place and Artist’s House: The Villa Waldberta” – foi lançado em 2006 (versão em alemão) e reeditado em inglês em 2010 (clique aqui para adquirir um exemplar).


Capa do segundo livro, lançado no final do ano passado.
© Villa Waldberta, 2010


O segundo, publicado no final de 2010, chama-se “International Artist Residence Villa Waldberta – 5 years of the new concept (2005-2009)”, conta a história do nosso projeto, traz uma série de fotos de minha autoria, e pode ser baixado gratuitamente em PDF (clique aqui para fazer o download).

Para saber mais histórias sobre o “Projeto Macunaíma Besucht Bayern”, siga as postagens originais do blog (e veja a galeria com as fotos que fizeram parte da exposição oficial no Museum Für Völkerkunde de Munique:

Papos da Alemanha, Parte 1: Cachorros
Papos da Alemanha, Parte 2: München Mag Dich
Papos da Alemanha, Parte 3: Futebol
Papos da Alemanha, Parte 4: Formigas!
Papos da Alemanha, Parte 5: Seis Meses Atrás... (inclui fotos e apresentação de todos que foram selecionados para fazer parte do Projeto)

Por fim, junto com o livro de hoje recebi meu Certificado de Participação no Projeto (abaixo)! Todo amassado pelos Correios, mas acho que isso valoriza mais ainda o produto :-)

.
.
.

terça-feira, fevereiro 08, 2011

Guia de Campo de Bonito:
Segunda Edição

A Primeira Edição do nosso Guia de Campo de Bonito, lançado em 2005, está esgotada. Foram 5.000 exemplares entre vendas e doações para guias de turismo, escolas, bibliotecas, órgãos ambientais, ONGs e outras cortesias, visando fomentar a educação ambiental em âmbito regional, através do conhecimento de nossa fauna e flora.

Assim, apresentamos agora o "Guia de Campo de Bonito - Segunda Edição". Esta nova tiragem traz uma capa totalmente reestilizada, melhoria substancial na qualidade das imagens, informações corrigidas (errata) e atualizações científicas.

O preço de capa é de R$ 28,00 e o livro pode ser adquirido aqui.

* O Guia de Campo de Bonito é o primeiro guia de fauna e flora dedicado à Serra da Bodoquena.


Amostras de páginas do Guia de Campo de Bonito, Segunda Edição.
Fotos: © 2005 Daniel De Granville | Arte: © 2005 Kiko Azevedo
.
.
.