.
É muito bom ter as rotinas de escritório interrompidas quando aparece alguma coisa incrível para fotografar. Hoje foi assim com a cena de uma jiboia (provavelmente a mesma desta postagem anterior do blog) devorando um lagarto-teiú em nosso quintal.Tietta preparava algo para almoço na cozinha quando viu, pela janela, um movimento estranho. Saímos para conferir e fomos tomados por uma avalanche de sensações conflitantes: mistura de fascínio pela cena, preocupação com nossos gatos que frequentam o quintal e dó do pobre teiú que era visita certa na área.
Devo admitir que, por alguns instantes, me ocorreu a possibilidade de salvar o teiú, mas não era a coisa certa para se fazer. Primeiro, porque a natureza deve seguir seu rumo sem interferências; segundo, pois já era tarde demais para tentar qualquer coisa com o pobre bicho; terceiro, poderia ser perigoso (e até uma contravenção) entrar em cena e agarrar a jiboia. Por fim, meu lado “fotógrafo de natureza” dizia que estavam por vir cenas espetaculares para eu registrar, como de fato ocorreu!
Nos alegra muito saber que há um equilíbrio entre presas e predadores na redondeza, um indício de que o ambiente está saudável. E que há outros teiús (inclusive filhotes) vivendo na área, o que indica que o ciclo da natureza está seguindo seu caminho.
a vida segue seu ciclo natural...
Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2012
.
.
.
Foto: © Daniel De Granville | Photo in Natura, 2012
.
.
.
Olá Daniel,
ResponderExcluirSeu relato é espetacular. Fiquei extremamente feliz pela consciência...aliás isso desde quando fiz o curso com vc percebi que tinha. Que todos os fotógrafos de natureza tenham esse respeito que você tem! Abraços!
Realmente é uma cena repleta de sentimentos contraditórios: dá uma dó do teiú mas, ao mesmo tempo, a natureza deve seguir o seu ritmo. E, cá entre nós, antes o teiú do que um dos gatinhos de estimação de vocês... Agradeçam diariamente pela dádiva de viver neste lugar maravilhoso e poder presenciar cenas como esta! E obrigada por fotografar e compartilhar conosco estas maravilhas!
ResponderExcluirObrigado Cintia e Michele! Realmente situações assim mexem com vários sentimentos, já estamos bolando algumas estratégias para minimizar as chances de que esta jiboia ataque nossos bichos de estimação e dar uma chance a mais pros teiús também :-)
ResponderExcluirMuito massa a seqüência de fotos!
ResponderExcluirPresenciar a vida girando na nossa frente mexe com todos os parafusos e provoca uma série de conflitos, já que "evoluimos" para um estado de convivencia um pouco diferente daquela que nos gerou.
Mas, tão legal quanto o Teiú sendo devorado, é ver o meninão todo serelepe no comedouro.
Abraços e boa semana.
Vinicius
Olá. Hoje encontrei um lagarto no meu quintal, fui pesquisar para tentar descobrir de que espécie era, e me pareceu muito parecido com o filhote de teiú. Será que se eu enviar uma foto para ti consegues identificar? Se possível, podemos trocar via e-mail. O meu é analukaminski@gmail.com Obrigada!
ResponderExcluirBoa tarde, esse lagarto é venenoso, dois gatos meus que mataram esse bicho morreram com paralisia dos orgãos e em menos de dois dias. Peço a todos que identifiquem bem esse animal, ele não é do bem e quase matou outro gato que tenho atualmente, a sorte que ele não fez nenhum ferimento exposto no lagarto, pois ele solta um veneno muito toxico parecido com o da salamandra. Fiquem atentos, é belo mais perigoso. Obrigada
ResponderExcluir