domingo, junho 18, 2006

Papos da Alemanha, Parte 1: Cachorros

FOTO: © Daniel De Granville, 2006

Como boa parte de vocês já sabe, eu voltei recentemente de uma temporada de 3 meses fotografando na Baviera, sul da Alemanha, a convite da Secretaria de Cultura de Munique. Para saber toda a história, clique aqui ou aqui ou aqui ou aqui.


Mas que eu pretendo nesta série “Papos da Alemanha” é compartilhar fatos e acontecimentos curiosos, começando pela peculiar posição “social” que os cachorros ocupam por lá. Inclusive me disseram que existem vários estudos científicos sobre esta relação, e uma das fotos mais apreciadas da minha exposição em Munique (e que por sinal ilustra este texto) tem como personagem principal um Pastor... ALEMÃO!

Pelo menos nesta cidade, cachorro entra em loja e restaurante, anda de trem (mas paga passagem!), nada no lago com o dono, passeia em Mercedes conversível. Na entrada dos parques urbanos, existem uns porta-saquinhos onde pode-se pegar uma sacolinha descartável com instruções passo-a-passo para recolher a caca do seu cãozinho.

Uma das minhas primeiras evidências sobre o assunto foi hilária. Praticamente toda manhã eu saía de casa antes do sol nascer para tirar fotos em um parque próximo, o Park Feldafing , quase sempre sob um frio muito abaixo de zero. Um dia eu estava fotografando com neve até os joelhos quando reparei em uma senhora gritando para seu cachorro, que tinha algo na boca: “AUS!! AUS!! AUS!! AUS!!”. Não, ela não estava latindo para o pulguento – ele apenas havia pegado algo que não poderia e ela ficava falando em alemão para ele colocar pra fora. Ou seja, foi minha primeira aula prática do idioma: “aus” = “fora”...

*PS: Em alemão, cachorros latem “wau wau” ou "wuff wuff”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário