segunda-feira, junho 26, 2006

Papos da Alemanha, Parte 2: München Mag Dich

FOTO: © Daniel De Granville, 2006


Esta é uma foto que também foi bastante comentada e apreciada pelos visitantes da minha exposição em Munique. Por isto, achei interessante expor os detalhes dos bastidores por trás da sua execução, onde se pode tirar a lição do quanto temos que ser persistentes e criativos na procura de uma boa imagem.

Inicialmente eu estava determinado a fazer a foto da copa de uma árvore vista por cima, no início da manhã ou final da tarde, com a sua sombra projetada sobre a neve. Quase deixei todos loucos tentando conseguir o que precisava para obter a imagem: Um helicóptero? Um balão? Um guindaste? Uma torre de igreja no meio do nada? Um bando de aves embaixo da árvore, com suas sombras igualmente se projetando? Ou talvez alguns bávaros tocando o gado sob a sombra? Havia pouco tempo, muitas incertezas e custos envolvidos, portanto acabei desistindo da idéia inicial.

Algum tempo depois, estava fotografando a cidade em companhia da Juliana, uma amiga de longa data que atuou como minha assistente durante alguns trabalhos. Era meio da tarde, ela não estava se sentindo bem e não quis me acompanhar até o último lugar programado para visitarmos naquele dia, o Olympiapark (onde foram realizados os Jogos Olímpicos de 1972). Eu também quase desisti de ir, estava cansado e não acreditava que poderia conseguir alguma foto interessante por lá, mas acabei indo sozinho. Paguei 4 Euros para subir na torre que oferece uma vista panorâmica de Munique e dos Alpes, e fiquei surpreso ao conseguir quase que por acaso uma imagem parecida com a que eu queria, da árvore vista por cima. Foi uma foto muito complicada, pois havia uma proteção de vidro e o batente logo abaixo, eu tinha que ficar na ponta dos pés e esticar o pescoço para poder enquadrar a cena como queria.

Além da beleza plástica, esta foto fez sucesso pelo fato de mostrar um casal de mãos dadas formando a letra “M” de “Munique” (o slogan da cidade para esta Copa do Mundo é “MÜNCHEN MAG DICH” - algo como “Munique te Adora”).

Um comentário:

  1. Anônimo15:48

    Daniel!!
    Legal demais o seu blog!!! Adorei a foto da arvore, linda, linda!
    Um beijo
    Debora.

    ResponderExcluir